quinta-feira, 24 de maio de 2007

Não chorem tanto pela Venezuela

Daniel Oliveira concorda com quase tudo o que o Zé Guilherme escreveu neste blogue menos um pormenor. E eu concordo com quase tudo o que o Daniel escreveu menos esse pormenor: diz no Arrastão que o encerramento da televisão privada RCTV (convém dizer o nome porque há outras a funcionar na Venezuela) motivado pelo seu apoio ao golpe de Estado apenas seria admissível se feita logo no momento, apoiada nos mecanismos do Estado de Direito. É verdade que seria preferível. Mas há duas razões bastante razoáveis para ter adiado essa medida: a primeira, mais formal (e não convém desvalorizar a lei no Estado de Direito), tem a ver com o facto da licença só terminar agora. Assim, Chávez limitou-se a não renovar a licença, com base numa avaliação ao serviço prestado que a mesma lei prevê, e cumpriu o contrato existente. A segunda, mais política, resultou dos receios de vir a ser acusado de atacar a liberdade de imprensa.

Com tudo isto não digo que não se deva estar atento ao que se passa na Venezuela e aos riscos que pairam sobre a democracia, sobretudo num país onde esta nunca existiu fora do papel, como em grande parte da América Latina. Mas faz-me comichão este excesso de zelo de alguma esquerda (bem intencionada), tão preocupada com um país que está permanente sob o escrutínio mediático e onde o menor escorregadela (e tem havido algumas, reconheço) enche as página dos jornais. Acho que o Daniel e outros amigos dariam um contributo muito maior à defesa da liberdade e da democracia se denunciassem os atropelos que se verificam noutros países daquele mesmo continente que, estranhamente, suscitam muito menos interesse e indignação na comunicação social. O México por exemplo.

3 comentários:

Caravaggio disse...

Muito sinceramente se alguém, alguma força social e política ameaça a liberdade e a democracia na Venezuela é a oligarquia capitalista e terratenente do país que, apoiada pelo imperialismo americano, já tentou vários golpes de força contra o povo e a liberdade e dos quais destaco o levantamento militar de 11 de Abril de 2002 e o lock-out patronal de Janeiro de 2003 que pretendia lançar o caos no país.

Na RCTV não se encontram uns pobres e heróicos jornalistas a lutar pelo pluralismo e liberdade de expressão e de imprensa, mas um dos centros conspirativos contra a Revolução.

Durante o golpe de estado de 2002 que visava derrubar pela força o presidente legitima e livremente eleito, a RCTV, não apenas incentivou os golpistas, como lançou falsas notícias de massacres perpretadados pelas forças fieis a Chavez, como negou a difusão dos pontos de vista de membros dum governo eleito, como passou desenhos animados quando o povo venezuelano cercou os quartéis insurrectos.

Foi assim que a RCTV usou a "liberdade de imprensa" no país. Nos últimos anos tem sistematicamente caluniado Hugo Chaves e feito reiterados apelos ao derrube do presidente pela força e com a sua eliminação física.

Noutro qualquer país os seus responsáveis já teriam sido presos e julgados pelos seus crimes. Na Venezuela, simplesmente não se renovou a licensa à RCTV para continuar a transmir o ódio e mentiras contra a revolução e o povo.

Samir Machel disse...

Concordo. Só acrescentaria que a sobrevivência ao golpe também nao permitiria grandes veleidades.

lb disse...

Numa democracia o governo não encerra televisões. Ponto final.