sexta-feira, 15 de junho de 2007

A Bragaparques não manda aqui!


A TVI apresentou ontem uma sondagem feita pela Intercampus, através de voto em urna com os seguintes resultados:

António Costa: 31%
Fernando Negrão: 19,5%
Carmona Rodrigues: 14%
José Sá Fernandes: 9,6%
Helena Roseta: 9,1%
Ruben de Carvalho: 9,1%
Telmo Correia: 2,5%
Garcia Pereira:2,4%

1. Confirma-se que as eleições vão ser um passeio para António Costa. A Direita está fora de qualquer competição para a Câmara e partidinha ao meio entre as candidaturas do PSD de há três meses e o de agora.

2. Há 14% de eleitores que acham que a CML estava no caminho certo. É o país que temos.

3. Sá Fernandes continua a subir e aparece na fronteira da eleição do 2º vereador. A campanha de assassinato de personalidade que decorre nas páginas do Correio da Manhã e do 24 Horas não parece estar a ter grande saída.

4. Helena Roseta continua a baixar. Depois de ter aparecido com sondagens de 22%, a candidata desceu abaixo de Sá Fernandes e para o mesmo nível de Ruben de Carvalho.

5. O CDS afunda-se completamente. Tem mais uma décima que o PCTP-MRPP e cinco décimas que o Partido Monárquico. Telmo Correia não tem nenhuma hipótese de ser eleito.

6. A maioria de esquerda é esmagadora. Neste momento, roça os dois terços.

7. Felizmente, o cenário de maioria absoluta de António Costa também parece estar afastado. Terá de haver entendimentos à esquerda.

Pode ser que haja esperança para esta cidade...

6 comentários:

cacao disse...

Há uma diferença entre achar que a CML estava no caminho certo e achar que o Carmona é a pessoa certa, idependentemente da equipa (e verdade seja dita as opções.... aliás como sempre neste país.)

Ralham as comadres do costume...

baldassare disse...

Só é possível considerar Carmona a pessoa certa, se se aprova a sua recente governação.
Carmona teve lá dois meios mandatos e fez o que achou melhor para Lisboa. Só vota carmona, quem acha que essas políticas foram boas. E só vota Negrão quem é parvo, mas isso é outra conversa...

Quanto ao CDS, espero que o MRPP o ultrapasse, porque não gosto de partidos extremistas :-)

miguel disse...

curioso. as sondagens colocam recorrentemente os candidatos do BE à frente dos da CDU, pese embora o facto de tal coisa nunca ter sucedido.

o que também demonstra bem a validade destes estudos de encomenda. no fundo, no fundo, não são diferentes das campanhas dos jornais contra este ou aquele partido ou figura.

no fundo, no fundo, são apenas mais uma expressão da manipulação de informação para o talhar da consciência. É sempre giro ver que há no entanto quem adore cavalgá-las!

saudações

Pablo Pichasso disse...

A análise está correcta mas considerar que os votos no candidato do actual PS são de esquerda é que não lembra ao diabo. Um partido liderado por um tipo como Sócrates nunca pode ser um partido de esquerda.
Pablo Pichasso

José Guilherme Gusmão disse...

Pablo,

Não me pronunciei sobre o carácter do projecto autárquico do Costa, até porque ele ainda não apresentou uma ideia para a cidade,

Mas acho, de facto que os votos no António Costa são votos das pessoas da esquerda.

A alternativa é acreditar que dois terços dos eleitores de Lisboa são de centro-direita.

Pedras,

As sondagens são um estudo como qualquer outro. As distorsões em sondagens estão estudadas enão me parece, na maior parte dos casos, que se trate de uma conspiração.

Independentemente dos resultados, o mandato do Ruben foi uma miséria, completamente ausente de propostas.

O que eu cavalgo são dois anos de mandato do Sá Fernandes em que ele apresentou mais propostas para a cidade do que qualquer vereador de oposição em mandatos inteiros.

Seja qual for o resultdo do Sá Fernandes, a minha opinião será essa.

a.pacheco disse...

Pedras contra canhões só um esclarecimento nas últimas eleições legislativas o Bloco ficou á frente do PCP nas cidades de Lisboa , Porto, Coimbra, e nos respectivos distritos e tambem em Aveiro etc.

Não que isto tenha importancia, só para rectificar o que escreveu....