terça-feira, 3 de julho de 2007

Privatizar, Privatizar, Privatizar


O Jornal de Negócios de hoje traz um artigo de opinião do insuspeito Jorge Vasconcelos (ex-presidente da ERSE- Entidade Reguladora do Sector Energético) sobre a privatização em curso da REN (distribuidora nacional de energia eléctrica). Defensor de um mercado liberalizado da energia, Jorge Vasconcelos não percebe a privatização desta eficiente empresa pública. A única explicação parece ser a obsessão deste Governo pelas contas públicas. Como não tem link, deixo duas passagens:

«A privatização da REN parece ser a resposta tecnicamente iluminada, politicamente moderna, economicamente inteligente, financeiramente vanguardista e socialmente ousada a uma qualquer questão. Será?»
(...) Assim, um monopólio semiprivado no meio de um mercado virtual produz o mesmo efeito que um smoking na praia. Nada de mal acontecerá se, amanhã, após uma patriótica privatização para resolver a emergência financeira de hoje, os planos de expansão da REN forem anunciados num hotel londrino e os lucros das redes energéticas nacionais forem distribuídos pelas viúvas da Escócia, pelos reformados da Califórnia ou pelos oligarcas russos. Mas os consumidores portugueses de energia não retirarão daí qualquer benefício».

3 comentários:

José M. Sousa disse...

Cá está o link

http://www.jornaldenegocios.pt
/default.asp?Session=&CpContentId=298627

José Manuel Dias disse...

Interesante...

Ricardo disse...

E o que dizer da privatização de toda a rede viária supra-municipal?