terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O século XXI começa hoje

Um artigo que li há tempos recordava que o tempo cronológico é diferente do tempo vivido pelas pessoas e pelas sociedades. Hoje, 20 de Janeiro de 2009, com a tomada de posse de Barack Obama como Presidente dos EUA, começa verdadeiramente o século XXI se nos colocarmos num tempo-‘kairos’.

Não se trata de adoptar uma atitude messiânica relativamente ao novo presidente. Trata-se apenas de reconhecer que este é um momento simbolicamente importante, não apenas pelo que significa para os afro-americanos, mas também porque vai figurar na História como um marco no processo de declínio da mundivisão neoliberal que há demasiado tempo domina o mundo sob a liderança dos EUA e nos levou ao desastre que hoje vivemos.

Repito, o século XXI começa hoje.

3 comentários:

João Amaro Correia disse...

não. o séc. xxi não começa hoje. começou a 11.09.2001.

j

CS disse...

Eu deixava um desafio aos neoliberais em: http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/01/e-agora-obama-o-policy-mix-de-krugman.html

O Krugman defende - e bem - que pode haver ganhos em deixar subir a inflação.

João Carlos Correia disse...

É sempre ingrato dizer quando o século começou. Prefiro ser mais modesto e dizer que foi em 1 de Janeiro de 2001. Porém, algo começou: Obama é um marco que assinala um virar de página.