quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Que fazer com esta crise?

Um economista neoliberal, o intelectual orgânico da banca e a directora do Le Monde Diplomatique – edição portuguesa e uma das mais recentes co-autoras deste blogue. Jaime Antunes, João Salgueiro e Sandra Monteiro debatem hoje no clube de imprensa: Que fazer com esta crise? Maria Elisa modera. Passa na RTP2 às 23h30m. O debate parece-vos desequilibrado? As aparências podem enganar. Não percam.

Entretanto, aproveito para recomendar uma vez mais este artigo: «Hoje, talvez de um modo socialmente mais generalizado do que em períodos recentes, existe algo a que poderá chamar-se uma real e genuína disponibilidade para a dúvida. Para suspender respostas automáticas, porque se sente necessidade de voltar a reflectir. Para auxiliar essa reflexão tem que se procurar mais informação, ouvir o que outros têm para dizer, colocar questões, fazer propostas. Justamente porque a 'ordem natural do mundo', a que expulsa como 'anacrónicas', 'idealistas' ou 'irrealistas' tudo o que não é o pensamento único, é ela própria uma construção».

A fotografia é de Renato Roque.

4 comentários:

Luís disse...

Essa agora do intelectual orgânico pegou moda!! Senão te ocorrer mais nada, olha, é intelectual orgânico! Mesmo que ele só saiba de taxas overnight, dívida estruturada, risco soberano, olha, é intelectual orgânico. Ainda por cima com aquela postura.. O Pápa é intle. orgânico, o Pach. Pereira é intl. orgânico, o Louçã é 1 i.org.; até o próprio Gramsci foi um intlec. orgânico!

Luís disse...

(cont.) Em vez de lhe chamarem o que ele é: o representante dos interesses da banca e do dinheiro, procura-se não sei que desvio histórico para porem o homem a representar o papel que ele não tem nem nunca teve. E o Silva Lopes, seria então o quê?! O intelectual org. dos "donos do Montepio"?!

O J. M. Keynes, esse sim, também dizia que vivia num mundo orgânico (unidade org.): mas tal faz dele o intl. de quem? De sua Majestade, a Rainha?!

CS disse...

Desculpe a publicidade implícita, mas uma via alternativa de combate à crise, que tem sido explorada por alguns académicos norte americanos, combinada com o investimento público que Obama, e bem, sugere é apresentada aqui:
http://ovalordasideias.blogspot.com/2009/01/e-agora-obama-o-policy-mix-de-krugman.html

Carlos Santos

L. Rodrigues disse...

Vi o debate... tudo muito suave...