sábado, 7 de fevereiro de 2009

Caros colegas, parece que já não é só uma mania dos Ladrões


“Parecem existir duas opções apenas [para a Economia]. Ou tem de ser abandonada como disciplina académica e se torna num mero apêndice da recolha de dados e análise estatística. Ou tem de passar por uma revolução intelectual.”

Quem o diz é Anatole Kaletsky no Times, para citar apenas uma das passagens mais suaves do artigo relativamente à Economia-que-se-continua-a-ensinar-como-se-não-se-estivesse-a passar-nada.

5 comentários:

CS disse...

Eu sugeria que nos congratulássemos com a geopolítica e a economia se terem finalmente associado. O discurso de Joe Biden hoje em Munique é um bom exemplo.

Anónimo disse...

Eu diria que a mesma asserção se pode adaptar à Sociologia.

Miguel Fabiana disse...

...e eu arriscava que actualmente é muito difícil de separar a geopolítica da acção Social e de tudo (incluindo as Ciências ditas Sociais) o que tenha a ver com Pessoas e respectivas formas de interagirem!...digo eu!

João Pedro Santos disse...

Nunca vi a economia como uma "ciência unitária" tenho muitas dificuldades em comentar estas observações, mas deixo um link para o blog do Mankiw (http://gregmankiw.blogspot.com/2007/12/how-do-right-and-left-differ.html) sobre as diferenças entre economistas de esquerda e de direita.

alexandre disse...

Eu diria no seguimento do Carlos que a mesma asserção se pode adaptar às Ciências Sociais em geral como por exemplo a Psicologia. Hoje em dia, a Santa Gaussiana explica tudo e exclui a necessidade de elaboração cientifica.