quinta-feira, 20 de agosto de 2009

As explicações de Cavaco

Não, este não é um post sobre a mirabolante história das escutas em Belém. Algo mais grave devia preocupar Cavaco. O excelente relatório , elaborado pelo deputado do Bloco de Esquerda João Semedo sobre a Comissão de Inquérito ao BPN, formula as perguntas que ficaram por responder pelo Presidente da República no negócio das acções da SLN (detentora do BPN).

Cavaco Silva comprou, em 2001, acções da SLN (acções não transaccionadas em mercado aberto) pelo valor de 1 euro. Não se sabe a quem (à própria SLN?), nem o porquê da valorização a um euro de cada acção (valor facial de cada acção?). Dois anos depois, Cavaco e a filha vendem as mesmas acções a uma das sociedades da SLN, a SLN Valor, a 2,40 euros. Uma miraculosa valorização de 140%, que rendeu 360 mil euros à família Cavaco Silva.

Nada disto foi ilegal. No entanto, se o Presidente da Republica não explicar as origens e os porquês destas transacções e sabendo-se hoje a importância do tráfico de influências políticas no BPN, uma enorme dúvida pairará no ar. Terá Cavaco Silva, enquanto accionista bem remunerado da SLN, servido como chamariz de investidores da área política do PSD para um banco que funcionava num esquema quase piramidal, onde as entradas de capital eram uma necessidade constante? Sabendo o que sabemos hoje sobre a economia política e moral do cavaquismo, a resposta parece clara...

4 comentários:

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Se eu vendo uma coisa a alguém por um valor arbitrário, e lha compro depois por um valor igualmente arbitrário, mas mais alto, estou evidentemente a dar-lhe dinheiro.

A única diferença é que ninguém anda para cá e para lá com malas cheias de notas, sujeito a ser fotografado pela polícia.

Ora, se alguém deu dinheiro a Aníbal Cavaco Silva e à filha, só pode ter sido em troca de alguma coisa...

Dias disse...

Uma sociedade misteriosa de negócios (SLN), sem grande poder financeiro, a comandar um banco, deve ser coisa rara.
Chamariz (ou não) de outros investidores, com ou sem sinais, há um grande buraco negro em toda nesta história do BPN (o PS também não quis ir mais longe). O outro buraco vamos tapá-lo nós durante largos anos…Apesar da natureza deste rombo nos dinheiros públicos, lá continuamos a ouvir a poupada MFL, sempre preocupada com o “endividamento do Estado”.

Anónimo disse...

Absurda a desvalorização deste caso das escutas. Cavaco não pode estar calado

Daniel Villaverde disse...

Quando toda a gentalha Socialista tiver um décimo de seriedade, de honestidade, de educação , carácter e princípios do Anibal Cavaco Silva, (pronto deixo de fora a inteligencia )aí sim podem escrever ou emitir opiniões.Agora quando os Pedrosos da vida são abraçados á porta da assembleia da Republica, os Socialistas se tivessem um minimo de vergonha e dois dedos de testa deviam era estarem caladinhos no que concerne a estes fait divers paralelos á politica, mais, deviam era estar sossegadinhos aasobiar e terem esperança que o povo português tenha a memória curta !!!Uma vergonha é o tempo que demora o processo da casa Pia!!!
A inveja é um defeito muito feio mas infelizmente utilizado amiude pelos IEE (intelectuais de esquerda erótica) que a unica coisa que fazem pelo País é escrever uma bacoradas com o rabinho nas cadeiras e coçar a micose...dediquem-se só á micose mesmo!!
Daniel Villaverde