quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma inadmissivel intervenção do Estado


Noticia o Público (10 Dezembro 2009): o governo britanico impôs uma taxa de 50% sobre os bonus dos executivos bancários superiores a 25 mil libras. Os afectados são 20 mil. Um deles lamenta-se: “Isto é um regime de vitimização extrema. Muitas pessoas trabalham fora de horas, em prejuizo das suas famílias, e agora são discriminadas. Isto dá-me vontade de abandonar o emprego”.

É mesmo indecente. Anda um homem estenuado a fazer directas no escritório, a arriscar-se a chegar a casa para cair no sofá e ouvir o puto que lá vive dizer “Oh mãezinha o senhor que cá ficou ontem era mais brincalhão e engraçado do que este” , e depois isto?

O problema tem de se resolver. Proponho que se corte o tempo de trabalho deste senhor a metade e com a metade do tempo (e também do salário e dos prémios) que sobra se dê emprego a mais um. Ambos ficariam a ganhar: o que passa a ter vida familiar e o que passa a ter emprego.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que comecem a exercer o seu trabalho de digna e profissionalmente...mas dentro de horas.

MFerrer disse...

E de preferência que apenas tenham UM emprego. Que isto de ter uma dúzia de tachos vai ter de acabar!

Micael Sousa disse...

Trabalho fora de horas não deveria ser um bom exemplo de profissionalismo. Como o trabalho nunca acaba, se não existirem horários de trabalho passamos praticamente a trabalhar todo o dia (24h). Numa altura em que se fala de desemprego isto é um insulto a quem não tem acesso ao mercado de trabalho, para além de uma heresia ao nível dos direitos dos trabalhadores. Muitos se sacrificaram para podermos ter hoje horários de trabalho minimamente aceitáveis.

L. Rodrigues disse...

Sobre isto, vale a pena ver isto:

http://www.eurotrib.com/story/2009/12/10/53611/356

Se bem percebi, os executivos levam o mesmo para casa, os bancos é que pagam os impostos sobre os bónus que dão.

Carlos Guimarães Pinto disse...

Já agora podia pedir-se ao Plácido Domingo abdicar de metade dos concertos para dar emprego ao Zé Cabra. E porque há-de o estado punir alguém fiscalmenteporque ele decide trabalhar 16 horas por dia durante 20 anos em vez de 8 horas durante toda a vida? Já se perguntou porque é que quase não existem banqueiros de investimento com 50 anos?

CN disse...

Os reis da demagogia tomam de assalto o poder.

Eu acho que sou melhor nesse jogo:

Eu acho que deviam tabelar os salários por critérios de justiça (definidos aqui) em especial definir tectos

Eu acho que os bancos devem ser obrigados a dar crédito com critérios ambientais. Devem ser proibidos de distribuir dividendos e obrigados a fazer "circular" o crédito.

Eu acho que as empresas só podem ter lucros normais, todo os lucros excessivos devem ser taxados a 100%.

Eu acho que se deve reduzir as horas de trabalho para dar mais trabalho a todos.