segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tudo como dantes?

Em artigo na "Visão", Mário Soares, com a argúcia habitual, assinalou "que não houve coragem, até agora, para mudar o modelo de desenvolvimento do capitalismo financeiro-especulativo, sem preocupações sociais, ambientais e de justiça." O mais importante acontecimento de 2009 foi algo que não ocorreu. O resto da minha crónica no i poder ser lido aqui.

Aproveito para recomendar, uma vez mais, a leitura deste artigo de Keynes dos anos trinta: “Simpatizo com aqueles que querem minimizar, em vez de maximizar, as interdependências económicas entre as nações [ou os blocos regionais…]. Ideias, conhecimento, ciência, hospitalidade, viagens – estas são as coisas que, pela sua natureza, devem ser internacionais. Mas deixemos que os bens sejam produzidos localmente sempre que seja razoável e conveniente, e, sobretudo, asseguremos que a finança seja nacional. No entanto, aquele que querem reduzir as interdependências devem ser lentos e cautelosos. Não se trata de arrancar a planta pela raiz, mas de orientá-la lentamente para que cresça noutra direcção.”

3 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

... e deste também :)
Abraço :)

José Rodrigues disse...

Uma dúvida: foi a especulação que gerou a crise do subprime? não tenho ideia disso...

Anónimo disse...

Mário Soares fazia bem era estar calado.
Ninguém se deve esquecer que foi ele quem meteu o dito socialismo na gaveta.
Por outras palavras, com a sua prática politica enquanto governante, ele foi um dos percursores do aparecimento deste sujeito que agora governa o P.S e, infelizmente, o país.