quarta-feira, 2 de junho de 2010

Heresia sensata II

“Um défice elevado é um sinal de que a economia está a funcionar abaixo da sua capacidade e de que há uma insuficiência de procura (…) O perigo é que cada país europeu tente reduzir o défice através de um corte das despesas. Isto terá efeitos reduzidos no défice, mas irá aumentar o desemprego de cada país e reduzir a procura por exportações de outros países. À medida que o emprego e os rendimentos diminuem, os seus défices orçamentais deteriorar-se-ão devido à redução das receitas fiscais: o pior dos dois mundos.”

Malcolm Sawyer

Em conjunto com Philip Arestis, Sawyer é um dos economistas que há mais tempo identificou as disfunções institucionais da União Europeia, acompanhando o diagnóstico com propostas para as corrigir.

1 comentário:

João Aleluia disse...

1. "Um défice elevado é um sinal de que a economia está a funcionar abaixo da sua capacidade e de que há uma insuficiência de procura (…)"

Ena, mais asneira do que isto é dificil! Então um governo que recebe 10 e gasta 100, está a gerir uma economia que funciona a 10% da capacidade e problema é que não há consumo para balançar a oferta?

Francamente, não admira que o nosso ensino esteja no estado em que está, quando temos professores universitarios a defender isto!

2. A economia não cresce de forma sustentavel por causa do consumo, a economia só cresce quando se produz mais. Fomentar o consumo só aumenta o volume de transações no curto prazo e coloca pressão nos preços.