sábado, 16 de outubro de 2010

Economia impura contra ciclos infernais

"Este OE vai criar uma lógica de recessão salarial, laboral, de consumo e investimento. A justificação já a sabemos: é preciso reduzir o défice. Mas a história não acaba aqui. É preciso saber se não estamos a entrar num ciclo infernal de instabilidade e insustentabilidade da economia, da sociedade e até da política. Acho que o OE vai gerar instabilidade social, porque os seus impactos do ponto de vista social são altamente assimétricos. A classe média é atingida, mas quem vai sair mais prejudicado são as classes baixas. Eu, por exemplo, vou sofrer um agravamento fiscal muito significativo, mas quem ganha metade do que eu vai ter um agravamento fiscal proporcionalmente idêntico, o que não é tolerável. A economia vai ficar numa anemia terrível e entrar numa dinâmica de insustentabilidade - retracção do consumo e investimento e nenhuma garantia de progressão nas exportações. Faz sentido discutir se a ambição de recuperação do défice justifica isto, porque a recessão vai cortar no PIB e prejudicar essa meta."

José Reis, Público

Entretanto, José Reis e José Maria estiveram ontem no expresso da meia-noite. E estiveram muito bem num debate plural. Como se quer numa sociedade democrática.

2 comentários:

Vítor Domingos disse...

Parabéns João pela conclusão da tua tese de doutoramento. Faço-te o apelo que um teu colega ladrão de bicicletas te fez: dá-nos um cheirinho das ideias que defendeste na tua tese.
Abraço
Vítor Domingos

João Rodrigues disse...

Obrigado Vítor. Hei-de fazer o que sugeres.
Abraço
João