segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

«Economia: uma filha de pais incógnitos»


«Em julho de 2009, a revista The Economist fazia capa com a pergunta "O que correu mal com a Ciência Economia?" e ilustrava-a com uma imagem de um manual intitulado "Moderna Teoria Económica" a derreter-se sob o efeito das ondas de calor da crise. A "Moderna Teoria Económica" a que The Economist se referia é uma espécie de engenharia dos mercados. No passado esta engenharia representava apenas uma entre várias correntes do pensamento económico, mas nos últimos trinta anos tornou-se dominante no ensino da disciplina em todo o mundo, passando a ser confundida com a própria Economia. Interrogando-se sobre o que correu mal com a "Moderna Teoria Económica", a The Economist dava expressão à perceção pública de que esta Economia e os economistas eram responsáveis de alguma forma pela crise.
Pode uma ciência social ser responsável por uma crise social? Quando se transforma numa engenharia, pode. A "Moderna Teoria Económica", mais do que compreender o mundo, tem participado ativamente na construção desse mundo. Tem-no feito influenciando as políticas e por essa via transformando as instituições, condicionando os comportamentos e modificando os valores.
Cinco anos passados deste número da The Economist a reputação da Economia e dos economistas não se recompôs. No entanto, a sua engenharia continua a ser influente, determinante mesmo das políticas de reparação dos estragos que ela própria originou. É assim porque no mundo que esta engenharia ajudou a construir a economia tende a ser confundida com a natureza.»

Tem início amanhã, 4 de Fevereiro, o Ciclo de Conferências promovido pela Culturgest, «Economia: uma ciência que transforma o mundo?» que se prolongará, todas as terças-feiras, até ao final de Fevereiro. As sessões deste mês serão conduzidas pelo José Castro Caldas, que inaugura o ciclo com o tema «Economia: uma filha de pais incógnitos». É no Pequeno Auditório da Culturgest (Rua Arco do Cego, Piso 1, em Lisboa), a partir das 18h30.
A entrada é gratuita (devendo as senhas de acesso ser levantadas 30 minutos antes) e a conferência será transmitida em directo aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

mas como é que não se recompôs? vocês daqui só marginalmente vão aos espaços informativos...

depois não se chame à hegemonia económica uma engenharia.


um dos problemas desses economistas é justamente não usarem a economia como uma engenharia capaz de resolver problemas, mas antes como um credo uno e todo poderoso.

Alvaro disse...

«Economia: uma ciência que transforma o mundo?»

Está a transformar e no mau sentido pois adeptos de uma de muitas teorias económicas tomaram o poder e estão a impor-la ao Mundo.
Para ultrapassar este problema seria necessária uma alteração à Constituição proibindo que qualquer cidadão com formação em economia "moderna" assumisse cargos de poder quer como Ministro ou Secretário de Estado quer como Presidente da República!

R.B. NorTør disse...

Peço desculpa pelo atrasado da coisa, mas se aceitamos a Economia como ciência, também aceitamos as artes divinatórias como a cartomância e a astrologia...