quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

António Gama Mendes

«Não foi apenas o sentido da suavidade da vida, nas suas alegrias e amarguras, que aprendi com o António ao longo de quarenta anos. Foi a vontade permanente de uma compreensão fina das coisas, uma compreensão sempre provisória, inquieta, à procura da mais sólida imaginação. Sei que um texto como este não resiste às suas perguntas, às suas dúvidas, à sua crítica virtuosa. Sei que, com ele, a percepção do território, uma percepção vivida, vista de muitos lados, é sempre mais exigente. Mas esta é a minha pequeníssima homenagem, do modo que eu sei, a um querido amigo, a um geógrafo ímpar, estimadíssimo por gerações e gerações de alunos, a um universitário que deu todo o tempo para o ser plena e integralmente, a um homem culto sem fronteiras nem disciplinas».

José Reis

«António Gama é um dos últimos representantes da Escola de Geografia de Coimbra e um dos primeiros a romper explicitamente com ela. Francófono e francófilo, é sobretudo a autores de língua francesa, ou de diferentes nacionalidades mas com períodos de exílio em França (como Milton Santos), que recorre no seu esforço de estender a geografia às ciências sociais, trazendo as teorias sociais para a geografia e levando as questões do espaço para as ciências sociais, e de entender a evolução da disciplina à luz da história e da filosofia do pensamento científico. (...) Munidos das mais sofisticadas técnicas bibliométricas, os estudiosos da ciência da segunda metade do século XXI terão dificuldade em encontrar António Gama num vasto firmamento repleto de estrelas científicas. Mas António Gama não é uma estrela, é um cometa. E os cometas, quando passam, iluminam-nos de tal forma que colocam em segundo plano qualquer estrela, mesmo a mais brilhante.»

João Ferrão

(A dedicatória de José Reis no artigo «Território e políticas do território: a interpretação e a ação», que será em breve publicado, tal como o texto de homenagem de João Ferrão, «António Gama: um Geógrafo Peculiar», na Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia, vol. L, nº 99).

Sem comentários: