terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Seminário: «As Narrativas da Crise» (17 de Fevereiro)

«Nenhuma narrativa é neutra. Quem conta um conto não só acrescenta um ponto, como confere um sentido aos acontecimentos relatados. (...) Designamos os relatos analisados neste seminário por "narrativas da crise", conscientes de que o termo "crise" é em si mesmo central na narrativa dos acontecimentos experimentados. Porque se disse da sequência de eventos relatados que eles configuravam "uma crise"? O que está implícito na interpretação desses acontecimentos como "uma crise"?
As narrativas da crise são importantes. Elas proporcionam a pessoas perplexas e confusas, pela sequência surpreendente de acontecimentos adversos, um enquadramento interpretativo que define o que "correu mal" e "o que deve ser feito". Esse enquadramento condiciona o modo como todos (re)definimos no contexto da crise as nossas preferências, interesses e valores e a posição que enquanto cidadãos assumimos – de acordo, consentimento ou de rejeição - às soluções de política adotadas.
As narrativas da crise carreiam interpretações dos acontecimentos, mas não estão imunes ao desenrolar dos acontecimentos e à crítica. Por muito poderosas que sejam, há sempre momentos em que as narrativas podem entrar elas próprias em crise com um simples “O Rei vai nu”. É isso que discutimos quando além das narrativas da crise falamos de crise das narrativas.»

Organizado pelo Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território (Dinâmia'CET/ISCTE), pelo Observatório sobre Crises e Alternativas (CES-UC) e pelo Sindicato dos Jornalistas, decorre amanhã no ISCTE (Auditório J. J. Laginha), em Lisboa, a partir das 14h00, o Seminário As Narrativas da Crise e a Crise das Narrativas. Em debate, «Crise, troika, austeridade: uma leitura das narrativas da crise a partir da análise linguística do discurso» (por Isabel Margarida Duarte e Alexandra Guedes Pinto); «O FMI e a experiência do “resgate” português» (por Ana Costa); e «A narrativa da austeridade na imprensa económica portuguesa» (por João Ramos de Almeida).
A apresentação dos temas será moderada por José Castro Caldas (CES) e os comentários por Paulo Martins (Sindicato dos Jornalistas). Participam no painel de comentadores: Ana Luísa Rodrigues (Sindicato dos Jornalistas), Cunha Vaz (Cunha Vaz & Associados), Helena Garrido (Jornal de Negócios), João Rodrigues (CES-UC), João Vieira Pereira (Expresso), Nicolau Santos (Expresso), Rita Espanha (CIES/ISCTE) e Rita Figueiras (FCH-UCP).
A entrada é gratuita, devendo as inscrições ser feitas aqui.

Sem comentários: