sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A globalização não é um dado da Natureza


Há quem julgue que o capital produtivo não tem pátria e que muda de país com muita facilidade ao menor sinal de que o governo vai diminuir a desigualdade na distribuição do rendimento. Mas não é assim. Os estudos de Ha-Joon-Chang documentam que alguns países infractores das regras do Consenso de Washington, as que definiram os contornos da globalização económica e financeira a partir dos anos 80, conseguiram desenvolver-se. Pelo contrário, os que foram "ajudados" pelo FMI e pelo Banco Mundial e tiveram que se submeter à cartilha neoliberal, tiveram taxas de crescimento muitíssimo inferiores às do período de 1960-80.

2 comentários:

Anónimo disse...

É absurda a comparação do rendimento do trabalho que serve essencialmente para alguém ter uma via saudável e feliz com os rendimentos do capital, os valores estão totalmente subvertidos, o imobiliário como necessidade básica é quase uma heresia.

Anónimo disse...

Ninguém fala destes escândalo não democrático perpetrado pelo inventor das PPP da Saúde?

http://www.ces.pt/storage/app/media/uploaded-files/0001.jpg


Fazer uma conferência destas sem o eurodeputado do PCP? Até está um Ladrão de Bicicleta, mas o parlamentar comunista, figura que tem estado em Bruxelas desde a adesão, não faz falta para pensar e falar destas coisas.