terça-feira, 19 de junho de 2007

Ou reformam ou levam com mais juros

Um alto responsável do Banco Central Europeu (BCE) advertiu que a instituição poderá aumentar mais as suas taxas de juro caso os Estados-membros da Zona Euro abrandem os seus esforços nas reformas estruturais. «Se o processo de reformas parar, o BCE poderá ter de agir de maneira mais decisiva na sua política monetária para salvaguardar a estabilidade dos preços a médio prazo», disse Lorenzo Bini Smaghi, membro do directório do BCE. «Vejo este risco em vários países, inclusive na Alemanha, onde a forte retoma actual pode conduzir a um afrouxamento dos esforços de reforma», adiantou, numa alusão ao mercado de trabalho e aos sistemas de pensões.

Ao ler isto, a primeira palavra que me ocorre é chantagem, feita a governos democraticamente eleitos por uma entidade que não se sabe ao certo a quem responde. Para os mais desatentos vale a pena lembrar que o BCE já aumentou oito vezes as taxas de juro desde Dezembro de 2005. E fez muito bem dado o crescimento estonteante e os preocupantes níveis de inflação registados na União europeia!

2 comentários:

João Rodrigues disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Delgado Alves disse...

Nem mais. E o facto de a independência do BCE nem sequer estar na agenda do futuro debate em torno do sucessor do tratado constitucional agrava ainda mais a coisa e dá uma adicional aura de omnipotência aos descisores em Frankfurt.