quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Colapso do dólar?

Martin Wolf, numa curiosa entrevista a Doug Henwood, defende que, à falta de uma nova bolha especulativa, a única solução para a recuperação da economia norte-americana será uma maior desvalorização do dólar, tornando as exportações mais baratas e as importações mais caras.
A significativa redução da taxa de juro das últimas duas semanas ajudará certamente a este resultado - passa a ser menos atractivo comprar dólares para investir em activos financeiros americanos. No entanto, esta estratégia levanta dois problemas: o aumento da inflação devido ao encarecimento das importações e o possível fim do dólar enquanto moeda de referência no sistema monetário internacional. Boa parte das transacções internacionais é feita nesta moeda (veja-se o caso do petróleo). Além disso, numerosos países fixam, de forma mais ou menos flexível, o valor das suas moedas em relação ao dólar na tentativa de assim reduzirem a instabilidade cambial. Ora, um dólar em queda livre deixa de cumprir esta função. Existe, por isso, a remota possibilidade de alguns destes países abandonarem a ancoragem cambial - é certo que com enormes custos - acelerando o colapso da moeda norte-americana. As consequências para a economia mundial seriam desastrosas.


1 comentário:

Anónimo disse...

Será alguém aí continua duvidando que isso não vai acontecer!? Porque se esse alguém, de fato, duvidar, amanhã mesmo providencio a papelada com o intuito de abrir uma banca para fins de venda dos grandes clássicos da literatura infantil. Santa inocência!!