sexta-feira, 19 de setembro de 2008

República Popular toma conta de Wall Street

Depois de nacionalização do Bear Stearns, da falência do Lehman Brothers e da compra do Merrill Lynch pelo Bank of America, já só restam 2 dos 5 grandes bancos de investimento independentes dos EUA: o Goldman Sachs e o Morgan Stanley. Hoje ficámos a saber que este último se prepara para vender metade do seu capital ao fundo de investimento público chinês. Quando a desconfiança se generaliza nos mercados desregulados, o melhor mesmo é recorrer a quem nunca alinhou em euforias liberalizadoras...

2 comentários:

F. Penim Redondo disse...

Talvez seja o medo dos chineses a verdadeira razão por que o Estado americano deitou a mão ao mercado, insuflou confiança e promoveu a elevação das cotações na bolsa.

Será que podemos antever uma nova estratégia para contruir o socialismo do tipo "Não derrube o capitalismo, compre-o" ?
Não foi isso que aconteceu com os feudos ? Deixaram de ter viabilidade económica e acabaram. em muitos casos, comprados por burgueses.

Filipe Melo Sousa disse...

Qual "capitalismo"? Chamam de capitalismo a um sistema em que os agentes irresponsáveis são safos por uma autoridade estatal, tambem irresponsavel? Essa mesma autoridade não impunha uma serie de protocolos, basileias e o diabo a quatro que asseguravam a infalibilidade dos seus protegidos? Onde raio se encontra o capitalismo para ele falhar o que seja?