sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A desorientação do neoliberalismo de manual

«Na literatura económica há páginas e páginas sobre a capacidade dos políticos arrasarem com a economia. Com as suas decisões são parte do problema e não da solução». Perante esta portentosa análise, a conclusão é óbvia: «Com o sistema financeiro mundial à beira do precipício, os políticos norte-americanos preferiram ter um debate filosófico e moral em torno do plano Paulson». As decisões ditas «intervencionistas» dos «políticos» são parte do problema e, na frase seguinte, já são a solução para o problema. Enfim, o enviesamento da maioria da literatura económica é, de facto, um grande problema. A confusão que vai na cabeça de ideólogos de manual como Bruno Proença é apenas um pequeno, muito pequeno, problema. É assim mesmo: vale tudo para evitar encarar de frente o colapso da ideologia que inspirou e justificou os processos de liberalização dos mercados financeiros.

3 comentários:

Pedro Fontela disse...

O problema não está tanto na liberalização de certas operações como as condições em que elas podem ser feitas - o tipo de risco associado a cada instituição, etc. Agora que os textos são tendenciosos são! Eu que o diga que estudei gestão durante 5 anos e vi uma ortodoxia "liberal" que chocava muitas vezes com a própria realidade que se vivia no dia a dia - como os alunos só querem é passar nunca ninguém levantou muito a voz sobre as discrepâncias...

Anónimo disse...

O neoliberalismo é assim como colocar-mos 22 jogadores num campo de futebol, a disputar um jogo, mas sem árbitro e sem regras.

Anónimo disse...

É pena que a humanidade não aprenda com os ensinamentos da história. De nada serviram as desastrosas consequências do Estado de "laissez faire, laissez passer".