quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Homo academicus ou homo economicus?

O que é que acontece quando aplicamos o modelo do homo economicus aos próprios economistas académicos que o tendem a divulgar e aos estudos por encomenda para grupos económicos privados que muitos preferem fazer? A conclusão só pode ser uma: diz-me quem te paga, dir-te-ei as conclusões que tiras. Tudo se resume a uma questão de «incentivos». Lembrando Hannah Arendt, o problema deste modelo não está tanto no facto de ser verdadeiro, mas sim no facto de poder tornar-se verdadeiro.

2 comentários:

Anónimo disse...

tá é todo mundo à espera de como Hu Jintao e tambem Obama, se vão "degladiar" pelo reequilibrio de forças de poder global, no contexto desta NOVA ETAPA de reestruturação total da economia mundial, num mundo cheio de perigos.
Da minha parte penso que a China não irá perder a oportunidade de assumir a sua verdadeira importancia no mundo global, sob pena de ser ela (China) a arcar com as consequencia ultimas desta crise economica gravissima, o que também seria dramático para o resto do mundo.
Em suma, o melhor é deixarmos mesmo a America cair para País de segundo nivel (de importancia) geostrategico . Será do mal o menos
desde que fiquem quietitos com as pistolas nucleares. :-)

António

Rafael Teixeira de Carvalho disse...

O dinheiro corrompe as pessoas e também os economistas, vítimas do que desenvolveram mas não mais conseguem controlar. China, eua, coréia, sempre haverá um país melhor que o outro mas não vejo motivo para alardes. Isso nao afeta a economia latina ao ponto de fazêla ser de segundo, primeiro ou terceiro nível.