quinta-feira, 23 de abril de 2009

Parabéns a um economista de combate

Continuando, na esteira da última posta do José Maria, a relembrar mais análises certeiras do Nuno Teles sobre a crise eminente. Dos nosso arquivos de Maio de 2007: « Na sede da rentabilidade rápida, os bancos de investimento negoceiam com instrumentos cada vez mais complexos, exóticos e sobretudo arriscados. E já sabemos: a moeda é o "sangue" da economia, quando o sistema circulatório (o sector financeiro) entra em colapso, todo o corpo sofre». Isto resulta, obviamente, de uma boa e heterodoxa educação em economia: «No entanto, a recuperação está longe de ser uma realidade. O ajustamento à euforia financeira dos anos noventa está por fazer e o enorme fardo da dívida que pesa sob a economia norte-americana não permite antever um futuro sorridente. A instabilidade financeira, como já analisámos, está inscrita neste novo período do capitalismo. O futuro parece sombrio» (Nuno Teles, Racines de la financiarisation de la economie, Tese de Mestrado em Economia Internacional e Regulação, Universidade de Paris XIII, 2004, minha tradução). Duplos parabéns camarada e amigo: 29 anos.

4 comentários:

Nuno teles disse...

Muito obrigado.
O amiguismo grassa neste blogue ;)

José M. Castro Caldas disse...

A minha posta não era prenda e muito menos de anos, porque não sabia que fazias anos hoje.
Agora que sei,
Parabens! Eu nem ousei escavar tão fundo como o João.

Francisco Oneto disse...

Por todas as fascinantes postas, não posso deixar de me juntar ao coro. Parabéns e votos de muitas felicidades para o Nuno Teles!

Diogo disse...

Caro João Rodrigues, antes de rezar pelo «sector financeiro», quem é que determina a quantidade de dinheiro que circula? Quem tira e quem põe?