sábado, 2 de maio de 2009

Gramsci para economistas...

Recomendo esta selecção de textos do filósofo marxista Antonio Gramsci a todos os que aderem ao espelhismo económico, segundo o qual os processos políticos não passariam de meros reflexos de uma qualquer realidade económica. Diz-nos Gramsci, com óbvia sensatez, que o impacto dos processos económicos nas dinâmicas políticas é mediado pelas interpretações que em cada momento são dominantes. A crise não gera por si soluções. A luta das ideias é decisiva e tem impactos materiais.

Para lembrar num país onde abundam as propostas que, partindo de um diagnóstico errado dos nossos problemas, pretendem transferir o fardo do ajustamento para os mesmos de sempre. De António Barreto a Vítor Bento não faltam péssimas ideias. Felizmente, temos economistas de combate como Carlos Santos que desmontam, ao correr do teclado, aberrações que nos levariam à depressão profunda se fossem seguidas universalmente. A solução da «flexibilização das relações laborais», como já aqui defendi, é, no actual contexto, apenas uma forma de aumentar a discricionariedade empresarial, permitir a transferência de custos para os assalariados e diminuir os salários. Uma forma de acrescentar crise à crise. É o valor das ideias. Das boas e das más ideias. Temos de agir como se tudo dependesse delas.

Já agora, não percam os artigos de Carlos Santos e de Ricardo Paes Mamede sobre a UE no Le Monde Diplomatique de Maio. Isto está tudo relacionado. Infelizmente, a UE é hoje uma poderosa estrutura de constrangimento, criadora das condições para que as soluções políticas das nossas desgraçadas «elites» possam passar por naturais e inevitáveis. Para um aperitivo leiam isto ou isto.

Sem comentários: