domingo, 7 de junho de 2009

Quo vadis Europa?

Há quem vislumbre sinais do (princípio do) fim da crise em que temos vivido. Pelo contrário, eu só vejo razões para dizer que a crise está para durar. Já nem falo do enorme potencial de instabilidade que representa a profunda ligação financeira entre EUA e China. Concentro-me apenas na Europa.

No início de Maio, Wolfgang Münchau chamava a atenção para a dimensão dos prejuízos não assumidos pelos bancos alemães que, segundo estimativas do regulador financeiro (Bafin) seriam de “cerca de um terço do produto interno bruto da Alemanha.” Recordava também que, após uma década de políticas falhadas, o Japão só conseguiu travar a crise quando obrigou os bancos a assumir os seus prejuízos e a aceitar a entrada de capitais públicos.

Entretanto, através de auditorias aos principais bancos, e exercícios de simulação da evolução das suas contas em cenários desfavoráveis (ao que parece, não muito), os EUA conseguiram ter uma ideia aproximada do estado do seu sistema financeiro. Vários economistas de renome discordam da solução encontrada. Porém, uma coisa é certa: a administração Obama enfrenta o problema, ainda que com as limitações ideológicas que conhecemos.

Pelo contrário, do lado de cá do Atlântico onde o crédito bancário tem mais peso no financiamento das empresas, vemos que: a economia da UE continua a degradar-se, com destaque para a Alemanha e para o Reino Unido, este porventura a ter de recorrer ao FMI daqui a uns meses; continuada degradação da situação económica e financeira no Leste da Europa com ramificações à banca da Zona Euro; tomada de posição da chanceler Angela Merkel contra a participação menos ortodoxa do Banco Central Europeu no combate à crise; complacência das autoridades nacionais e europeias face à situação do sistema financeiro no que toca aos ‘activos tóxicos’. Quanto a este último ponto, no início de Junho alguns economistas franceses e alemães assinaram no Financial Times um artigo em que apelavam a uma intervenção rápida e enérgica das autoridades para sanear o sistema bancário europeu cuja situação global qualificam de “disfuncional”.

Ora acontece que Angela Merkel tem boas perspectivas de se manter no poder por mais uns anos. Segundo o ex-ministro dos negócios estrangeiros Joschka Fischer, “a UE é cada vez mais vista [pelos Alemães] como enquadramento e condição de partida para a afirmação dos interesses nacionais, e não como uma finalidade em si mesma.” Embora o ex-ministro argumente que esse caminho é errado e não serve os genuínos interesses da Alemanha, o certo é que a maioria dos seus concidadãos parecem estar convencidos do contrário.

Num contexto de grande recessão que parece ter abrandado mas tem todas as condições para voltar a acelerar, a manutenção no (ou ascensão ao) poder em vários países da UE de forças políticas conservadoras, e o crescimento eleitoral de partidos de extrema direita, significa para mim que há nuvens muito negras no horizonte. Mesmo com legitimidade eleitoral, não me parece que as famílias políticas que geraram esta crise estejam em condições intelectuais e morais para lhe pôr cobro.

Não menos importante, essas nuvens negras também significam que as forças políticas de esquerda não têm sido capazes de oferecer uma alternativa credível, uma alternativa que dê um horizonte de sentido e esperança às sociedades europeias assustadas com o desemprego e a crise financeira, dos seus bancos e dos seus estados. Para o futuro da Europa é decisivo que estas forças políticas procurem empenhadamente perceber onde estão a falhar e se disponham a fazer as indispensáveis (ainda que dolorosas) rupturas. É que o futuro da Europa também depende da forma como as esquerdas lerem os seus resultados eleitorais.

Numa grande crise, o futuro está mais aberto do que nunca, para o melhor e também para o pior.

4 comentários:

João Martins Leitão disse...

Caro Jorge Bateira,

Em primeiro lugar parabéns pelo post, e em geral, por participar num blogue que realmente pensa os sistemas económicos e sociais actuais e futuros.

Qual é a sua opinião sobre as ideias em baixo? (foram partilhadas por Nate Hagens do theoildrum.com)

"(...) Let us ignore the anathemas and instead think about what policies would be required to move to a steady-state economy. They are a bit radical by present standards, but not as insanely unrealistic as any of the three alternatives for validating continuous growth, just discussed.

1. Cap-auction-trade systems for basic resources.

2. Ecological tax reform

3. Limit the range of inequality in income distribution

4. Free up the length of the working day, week,

5. Re-regulate international commerce

6.Downgrade the IMF-WB-WTO

7. Move away from fractional reserve banking toward a system of 100% reserve requirements.

8. Stop treating the scarce as if it were non-scarce, but also stop treating the non-scarce as if it were scarce.

9. Stabilize population.

10. Reform national accounts."

Até breve.

João Pedro Santos disse...

"eu só vejo razões para dizer que a crise está para durar"

Não serei tão pessimista mas parabéns pelo excelente (e oportuno) post.
Embora, naturalmente a esquerda não tenha o exclusivo da "esperança" e muito menos se deva arvorar como detentor da "única" solução contra a crise é um excelente sinal que neste blog se escreva que as "forças de esquerda" devem procurar "empenhadamente perceber onde estão a falhar e se disponham a fazer as indispensáveis (ainda que dolorosas) rupturas".

L. Rodrigues disse...

Enquanto a esquerda "elegível" aceitar ser chantagiada pelo poder económico, dificilmente será possível fazer rupturas.
Este PS foi eleito para governar à esquerda, e nestas eleições foi penalizado por não o fazer. Mas não é em 3 meses que vão ememdar a mão...

Dias disse...

E não há sinais de que o centrão europeu liderado pelo poder económico com o rosto de Barroso, queira pôr cobro à situação de crise…

Por cá houve claramente um “vermelho” às políticas do governo PS.
A arrogância e um irritante triunfalismo, à medida que as sondagens (e que sondagens!) iam acontecendo, também foram derrotados. Outra correcção foi a recusa da ideia - do beco sem saída - que foi sendo propalada: “no Parlamento Europeu só riscam os PPE e PSE”.

Mais ainda, o PS desequilibrou-se! Aqueles que foram os seus amigos de ocasião regressaram às suas origens de direita, outros juntaram-se à esquerda que lhes dá confiança.

Ontem fizeram-se cenários para o futuro, comentadores da situação voltaram a acenar com o papão da ingovernabilidade do país (“ai que a extrema-esquerda anti-europeísta está a crescer”!).
Estão a esquecer-se que o país são as pessoas, a ingovernabilidade, isso sim, é a das suas vidas que têm sido desgraçadas pelas políticas do centrão, daqui e da Europa.