sábado, 7 de novembro de 2009

Política a política?

aqui defendi esta tese, mas se calhar vale a pena repetir: no actual contexto, isto só vai lá ideia a ideia, avenida a avenida, política a política. Todos os apelos a convergências para garantir que a formal maioria de esquerda no parlamento se transforma em políticas públicas decentes têm de ser ancorados na apresentação de propostas robustas guiadas por valores socialistas. Para não nos perdermos e para não perdermos. Precisamos de realismo, ou seja, do melhor conhecimento disponível. E de muita pressão social.

No entanto, as indicações que vêm, por enquanto, do lado da direcção do PS não são as melhores. Sigo a análise de São José Almeida no Público de hoje: "Luís Amado pareceu estar investido pelo primeiro-ministro da missão de abrir simbolicamente a porta a um entendimento com o CDS." Luís Amado, que podia estar num qualquer partido da direita, é a pessoa ideal para essa missão. Se isto se confirmar, os valores, ou a falta deles, que as escolhas revelam têm de ficar claros. O orçamento e o combate à corrupção são um teste. A protecção social também.

A CGTP tem uma boa petição para subscrição. Fica uma pergunta à sua direcção: quando é que as análises de Eugénio Rosa e de outros passam a fazer parte de um centro de produção e difusão de ideias no campo das políticas públicas, conforme com os melhores interesses dos trabalhadores? Estou a pensar nisto, por exemplo. Quem controla os activos do sítio do costume não dorme em serviço e já anda a montar um grande supermercado de ideias. Dada a amostra, dúvido que fiquemos bem servidos…

1 comentário:

croky disse...

"Já aqui defendi esta tese, mas se calhar vale a pena repetir: no actual contexto, isto só vai lá ideia a ideia, avenida a avenida, política a política."

João, ainda quero acreditar que isso é possível. Mas olhe à sua volta ... acha que vamos aguentar mais 4 anos a influenciar o sistema instalado ? Isto cada vez mais se trata de tirar a farda de revolucionário do baú e começar a descascar neles.

Sinceramente já estou farto de falinhas mansas. Isto só vai lá com 50 "25 de Abril" num só dia.

Já agora conhece a anedota do chouriço cortado em rodelas e do mealheiro ?