segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nada é natural

Quando somos confrontados com uma catástrofe, como a que ocorre no Haiti, podemos procurar esperança na reflexão do filósofo liberal Stuart Hampshire: a acção política tem ganho fôlego ao longo da história à medida que um número cada vez maior de problemas deixa de ser visto como uma simples catástrofe natural para passar a ser visto como um fracasso político, eventualmente remediável. O resto da minha crónica no i pode ser lido aqui.

5 comentários:

Anónimo disse...

Li o artigo no I e penso que a tragédia no Haiti teve causa naturais, ao que se sabe, ainda imprevisíveis e grandemente incontroláveis. Mas é visível (a olho nu) que a tragédia teve uma dimensão em parte consequência de outra tragédia que se abate sobre a generalidade do Mundo mais pobre sobre a qual parece que todos assobiam para o lado. O fundamentalismo religioso e o "politicamente correcto" têm omitido sistematicamente esta crescente calamidade:a explosão populacional de grande parte do Mundo. O pessoal anda entretido com o problema do definhamento populacional deste e daquele país esquecendo que o GRANDE PROBLEMA é exactamente o oposto. Moçambique teve um aumento populacional de 35%(+-) em apenas 10 anos ! Em S.Tome e Príncipe duplicou em 25. Em 1970 a Argélia tinha 12Mhab., agora aproxima-se dos 40M, Marrocos Idem anos! O Egipto regista um "saldo fisiológico" de 1,5M/ano!!! O Irão passou de 40M no tempo do Reza Palevi para os agora anunciados 70M!! Malthusianismo básico, dizem uns. No mundo há lugar para todos dizem os padres! etc etc... Mas alguém acha possível haver respostas a nível dos serviços de Educação, Saúde e restantes infra-estruturas? Claro que não! Depois é o que se vê! Lembro-me , com frequência, da "explicação" de M. Alegre para a "involução" Argelina, país que nos anos 60 foi refúgio para muitos lutadores contra sistemas opressivos, como era o caso dele, para se tornar campo fértil do integrismo islâmico, tendo sido necessário meter na gaveta o processo democrático, gaveta fechada a gatilho.
LG

Anónimo disse...

seguindo a natural tendência deste blog venho aqui colocar a citação da praxe: Esta tragédia é culpa do Neo-liberalismo!!!

Anónimo disse...

1º Post (LG): "penso que a tragédia no Haiti teve causa naturais"...
Pensa? ou será que ainda está a tentar arranjar uma forma de culpar O MALDITO NEOLIBERALISMO!!! a raiz de todo o mal!!!

Bruno Silva disse...

"A história recente do Haiti ilustra isto mesmo: um Estado falhado sob ocupação internacional que, tal como quase todos os países das Caraíbas, não escapou à pobreza gerada, em parte, por ser o pátio das traseiras dos EUA"

Posso daqui inferir que se a América do Norte não existisse, fosse apenas Oceano, as pessoas das Caraíbas viveriam muito melhor, certo?

Anónimo disse...

Ao anónimo do 3º "post"

Escrevi "penso", termo pouco apropriado, mas não tenho dúvidas quanto à causa do tremor, o que não acontece com toda a gente! Parece que pelas terras do tio Sam há uns milhões que seguem as prédicas de quem defende ser ele, tremor, castigo divino por maldades dos haitianos. Quanto à magnitude das consequências, não sei se é culpa do neoliberalismo mas é, ao menos parcialmente, do obscurantismo.

LG