segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que tem de explodir e o que tem de implodir?

Cavaco Silva alertou, no seu discurso de ano novo, para a combinação potencialmente “explosiva” de desemprego, endividamento externo e desequilíbrio das finanças públicas. Não sei o que é que vai explodir, embora me pareça desejável que os trabalhadores resistam colectivamente a pagar a crise causada por um sistema iníquo, mas sei que é necessário implodir o hipócrita pensamento mágico que parece ter tomado conta de Belém. O resto da minha crónica semanal no i pode ser lido aqui.

Aproveito para acrescentar o seguinte: simplificando um pouco, acho que, neste momento, há dois grupos de economistas em Portugal. Em primeiro lugar, temos os que discutem os problemas da economia portuguesa no quadro da zona euro e dos seus disfuncionamentos. Em segundo lugar, temos os que fingem que o nosso país pode ser pensado de forma isolada, ou seja, no quadro de regras que não querem questionar porque sabem que estas favorecem o seu discurso neoliberal. Cavaco lidera o segundo grupo, que domina um “debate” público pouco plural. No Ladrões de Bicicletas temos tentado mostrar a validade das teses do primeiro grupo. Destaque, na semana passada, para os seguintes contributos: estamos todos no mesmo barco; profecias que vêm de fora; não queremos consensos, queremos clareza nas opções; até quando?

[Publicado, originalmente, no Arrastão]

2 comentários:

Anónimo disse...

http://www.ft.com/cms/s/0/4775883a-fe51-11de-9340-00144feab49a.html

José Mendes disse...

Goste-se ou não este senhor é o PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA, exige-se mais respeito na hora de publicar este tipo de imagens, sobre pena de se passar uma imagem vossa como pessoas sem valores ou respeito pelos símbolos nacionais.