quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ecos de um social democrata revoltado

«Os sociais-democratas, tipicamente modestos no estilo e na ambição, têm de falar mais assertivamente das suas conquistas passadas. O advento do Estado social, a construção longa de um século de um sector público cujos bens e serviços ilustram e promovem a nossa identidade colectiva e propósitos comuns, a instituição do bem-estar como matéria de direito e a sua provisão como dever social: estas não foram realizações menores.

(…) Outros passaram as últimas três décadas a destruir e a desestabilizar metodicamente essas conquistas: isto deveria tornar-nos muito mais revoltados do que estamos.»

Alguns debates recentes sobre as grandes escolhas políticas que têm vindo a ser tomadas em Portugal fizeram-me recuperar este texto do historiador Tony Judt, publicado no número de Dezembro passado da New York Review of Books. Todo ele vale a pena ser lido, mas aconselho particularmente os parágrafos dedicados às privatizações: elas não são apenas ineficientes e um mau negócio para o Estado, são também um instrumento de destruição da noção de partilha de um destino comum.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mandem um exemplar(traduzido claro) para o Sócrates porque o rapaz só sabe(!?) inglês técnico, para ver se ele aprende alguma coisa.
É dificil, claro, mas pode ser que haja um milagre. Afinal estamos na Páscoa não é.!

João Aleluia disse...

"...as grandes escolhas políticas que têm vindo a ser tomadas em Portugal..." Quais?

O problema é precisamente a inação xuxialista e irresponsável dos governos dos últimos 30 anos!

Ricardo disse...

É agora o momento em que deveria aparecer um sr. muito famoso na década de 90 de seu nome Remédios que ciciava muito (talvez por ser conterraneo do sr. engenheiro) dizendo de lápis azul em riste...

«tsssee, tsssee... hum?! comunas?! um?!...»