sábado, 19 de junho de 2010

Razões de orgulho não faltam

Para uns é mais uma etapa numa vida dedicada à defesa da(s) causa(s). Para outros é essencialmente um momento de festa. Alguns vêm nela uma oportunidade única para expressarem em público afectos que permanecem quase todos os dias escondidos. Outros elegem este como o dia das suas vidas, aquele em que, amparados pela companhia de tantos, assumem perante o mundo o que até aqui tiveram dificuldade em assumir para si próprios. Outros ainda vêm afirmar a sua solidariedade e partilhar o desejo de uma sociedade sem discriminações.

Uns celebram a recente conquista do casamento como um passo decisivo na direcção da igualdade perante a lei. Para outros a liberdade e a igualdade formais representarão muito pouco enquanto viverem numa sociedade onde a intolerância permanece a regra. Uns buscam ser tratados como iguais. Outros querem uma sociedade que saiba viver com a diferença.

Com toda a sua diversidade, a 11ª Marcha do Orgulho LGBT (Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero), que teve lugar hoje em Lisboa, é a expressão de uma parte da sociedade que não desiste, de um movimento que em 15 anos conseguiu mais do que muitos outros em décadas - por muitas lutas que ainda haja para travar.

9 comentários:

João Aleluia disse...

1.Não obstante considerar que muitas destas pessoas merecem respeito, apesar da sua manifesta deficiência, a realidade é que há muitos, entre gays e afins, que só falam nos seus direitos mas não se reconhecem quaisquer deveres. Nomeadamente o dever de respeitarem a maioria dos cidadãos, que são pessoas normais, e que não têm que andar na rua e deparar-se com actos repugnantes, e pior, ver instituições fundamentais da sociedade, como o casamento e a família, destruídas só porque uma minoria de pessoas insiste em ignorar as próprias leis da natureza e quer ver uma óbvia deficiência reconhecida como uma virtude.

2.Esta questão é actualmente uma questão secundaria face aos problemas nacionais e globais com que no deparamos. Mas é importante por se enquadrar num problema mais grave, a progressiva destruição dos valores nas sociedades modernas. Se esta corrente de desregulação moral não for combatida, em breve viveremos num mundo sem lei nem ordem.

Ricardo Paes Mamede disse...

Não há sinal mais siginficativo da degradação moral de uma sociedade do que a intolerância. Não há sinal mais óbvio de degradação civilizacional do que a ignorância.

Fernando disse...

Pai Natal,
Em que mundo vives tu?

Que leis da natureza? Aquelas que sentam à mesma mesa contigo um homossexual, que tu não sabes, ou o teu familiar, amigo, certamente casado que se esconde e por causa de pessoas como tu tem medo de se assumir...

Ou os e as que trabalham contigo, frequentam as mesmas festas, te cumprimentam,abraças, mandam bocas às garotas, que tu achas uns machões e depois... depois da vida deles é com eles e elas...

Que sociedade hipócrita esta...

Miguel Rocha disse...

Fui e sou a favor do casamento homosexual. Penso que não faria sentido um casal homosexual não ter esse direito como qualquer casal heterosexual tem.

É bom ver esta contínua abertura "de mente" da sociedade portuguesa pois todos sabemos que a sociedade portuguesa é iminentemente muitíssimo conservadora. E, devido a isto, estou certo que muitos portugueses LGBT sofrem e porventura estarão a sofrer bastante devido à intolerância e práticas discriminatórias que se manifestam por aí.

No entanto, chamo a atenção para o nome da marcha, que tem como nome "orgulho gay". Neste caso, o que me causa estranheza é o elemento de "orgulho" que passa a imagem de que os LGBT assumem-se como superiores à restante população...e não igualdade como eu desejaria. É o único ponto que levanto... Percebo as décadas (e certamente os séculos) de sofrimento e discriminação porém penso que o nome da marcha podia perder o elemento de "orgulho" e ser substituída por outra palavra...mais no sentido de igualdade e solidariedade.

É a minha opinião...

L. Rodrigues disse...

Miguel Rocha,
talvez porque o orgulho seja o que é necessário para contrariar a vergonha que tantos querem impor?

Caporegime disse...

PUMBAS!
Portugal - 7
Comunistas - 0

Aposto que muito comuna tuga estava a torcer pela equipa do "Grande Líder".

Que bonito é ver os jogadores da Coreia do Norte a jogarem com chuteiras da NIKE. Mostra a beleza do LIBERALISMO. Como o liberalismo promove, de forma voluntária, relações entre povos de diferentes nacionalidades, culturas, religiões e ideologias.. como que por uma MÃO INVISÍVEL :)

Anónimo disse...

Chega de tanta asneira.!!!Ó Pai Natal.
Com toda esta conversa asneirenta, qualquer dia não posso ouvir falar do Pai Natal.!!

Anónimo disse...

Abaixo o Caporegime.
Perdão.!!Abaixo o Liberalismo e o Neoliberalismo.
E já agora vai chamar comuna á tua mãmã e ao teu papá, Tá bem.!!!

João Aleluia disse...

"Que sociedade hipócrita esta..."

Onde está a hipocrisia? A única coisa que estou a dizer é que se os homossexuais querem ser respeitados, como acho que devem ser, devem também respeitar os outros e respeitar instituições fundamentais como o casamento e a adopção.