quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dizem que sem contratos não há capitalismo...

Por isso devemos apelar ao economista Cavaco Silva: mostre lá o contrato. Um contrato parecido com este, mas com uma valorização muito superior das acções. Uma valorização de 140% gerada fora do "mercado", uma instituição tão saudada e ao mesmo tempo tão vaporosa. Será que a lógica da reciprocidade se imiscuiu aqui? Uma lógica que é, com a redistribuição, e seguindo uma classificação conhecida, um padrão de relacionamento económico alternativo à transacção mercantil. Afinal de contas, estamos no mundo da empresa (e que bela empresa). E a empresa é sempre muito mais do que um nexo de contratos.

7 comentários:

Eduardo disse...

João Rodrigues,
Só existe mercado na bolsa de valores mobiliários?

Eduardo disse...

João Rodrigues,
Não faça como o Prof. Cavaco e passe a ler jornais. Ficará a saber que o preço das acções que ele vendeu foi o mais baixo nos meses anteriores e posteriores. Cumprimentos.

José Gusmão disse...

Eduardo,

Leia os jornais todos e não apenas as notícias que a campanha do Cavaco põe no Sol. O que o Sol provou foi apenas que houve accionistas que venderam por valores superiores.

Em primeiro lugar, a operação de Cavaco Silva implicou um preço de venda E de compra (de 1 euro). A mais-valia foi de 140%. Curiosamente, o Sol não refere os preços de compra nos casos que apresenta, portanto ficamos sem saber quais as mais-valias nesses casos.

Em segundo lugar, dois casos não provam que os preços praticados eram esses para toda a gente. O BPN fez favores a muita gente, por isso é que acabou como acabou.

José Gusmão disse...

E já agora, leia até ao fim:

"Cavaco e a filha tinham comprado as acções em Abril de 2001, directamente a Oliveira Costa, pelo mesmo preço a que só este enquanto presidente da SLN podia adquirir: um euro."

Não lhe parece um favor?

José Gusmão disse...

Correcção ao Terceiro comentário:

O que o Sol provou foi apenas que houve accionistas que COMPRARAM por valores superiores. O Contrato que lá aparece é um contrato de compra de acções por mais 1,75€ do que o preço pago por Cavaco...

Anónimo disse...

E se as acções tiverem sido oferecidas? Não deveria Cavaco fazer prova da compra...

Carlos Albuquerque disse...

O presidente da Galilei, a antiga SLN, chama-se Fernando Lima e faz parte da comissão de honra de Manuel Alegre.