quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os custos devastadores da recusa de mudar de rumo

Se a erupção desta semana é uma expressão de criminalidade pura e não tem nada a ver com o assédio policial ou o desemprego dos jovens ou a desigualdade desenfreada ou aprofundamento da crise económica, por que razão isto está a acontecer agora e não há uma década?

(…) Os distúrbios surgiram no que é hoje, de acordo com alguns indicadores, a cidade mais desigual do mundo desenvolvido, onde a riqueza dos 10% mais ricos é 273 vezes maior do que dos 10% mais pobres, atraindo jovens que viram as suas bolsas de estudo talhadas, ao mesmo tempo que o desemprego dos jovens atingiu um nível recorde e as vagas universitárias estão a ser cerceadas sob o peso de uma triplicação das propinas.

Os políticos e os media dizem que nada disso tem a ver com os adolescentes sociopatas que partem vitrinas de lojas para roubar plasmas e ténis. Mas onde exactamente é que os manifestantes foram buscar a ideia de que não há valor maior do que adquirir riqueza individual, ou que produtos de marca são o caminho para a identidade e o auto-respeito?

(…) Já se tornou claro que a Grã-Bretanha não está em condições de absorver a austeridade que está a ser imposta, depois de três décadas de capitalismo neoliberal que quebrou tantos laços sociais do trabalho e da comunidade.

(…) O que estamos a assistir agora em várias cidades da Inglaterra é o reflexo de uma sociedade assente na ganância - e a derrota da política e da solidariedade social. (…) Estamos a começar a ver os custos devastadores da recusa de mudar de rumo.

Seumas Milne, The Guardian

5 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Carissimo,
Fiz link.
Obrigado.

Anónimo disse...

Mas será que alguém tem dúvidas da verdade do que é dito.?
E a procissão ainda vai no adro.
Pouco faltará para que em Portugal aconteça o mesmo ou algo semelhante mas não apenas pela chamada geração á rasca já que á rasca, com excepção dos Coelhos, Alvaros, Vitores Gaspares e outra canalhada deste país, estamos todos.

SoaresKafe disse...

Existe uma maneira muito fácil para explicar o que se passou em Londres, que é a maneira da avestruz. Coloca-se a cabeça num buraco e diz que o problema esta que os coitadinhos não recebem apoios (leia-se subsídios) ou que a policia não tem forma suficiente de repreender a criminalidade. É muito simples.

Pelo que vi da televisão os actos de vandalismo foram feitos por adolescentes que assaltavam lojas para trazer playstation e telemóveis, as lojas de roupa eram queimadas e as de alimentação simplesmente destruídas. E chega-se a conclusão que se o estado paga a estes jovens, eles não cometem actos de vandalismo, isso não se chama extorsão !?!?!??!

Mas mais interessante é que perante os brutais actos de violência verificados em Londres, existem pessoas que conseguem encontrar uma desculpa para o ocorrido. “Há isto ocorreu devido a falta de apoios sociais”, mas a ausência de apoios sociais torna-nos em vândalos ?

“É difícil eles arranjarem emprego” …. Sim, a taxa de desemprego aos 11 anos é demasiado preocupante.

“Roubei umas coisas para o meu filho”, sim o puto vai adorar a playstation, vai ser uma guerra entre os dois.

Não se pode assobiar para o lado, como se nada se tivesse passado. Esta na altura de discutir o papel da família e das responsabilidades sociais de cada um de nos.

Não se pode criar jovens, que amanha se recusem a trabalhar pois afinal aquele não é emprego de sono deles, que vivem dos subsídios ano atrás de ano.

Anónimo disse...

Por muito que concorde com as razões que apontam, não me parece que sejam suficientes para justificar a escala exagerada dos disturbios. Para mim, a surpresa e inoperância da Polícia são falsa e intencionais. É muito fácil utilizar um ( ou vários) "Agent provocateur" no seio desta juventude insatisfeita e iniciar as ações que depois serão copiadas em massa.
Antes parece que o Governo Cameron se está a vacinar contra uma contestação a sério. O que ele quer fazer é que eu não sei, mas imagina- se, não?

Anónimo disse...

Ó SoaresKafe(que raio de nome este este.!!!), querem ver que em Portugal, em Espanha, no Reino Unido, USA e por esse mundo fora, as altissimas, imorais e escandalosas percentagens de desempregados(como nunca visto desde a 2ª guerra mundial), existem porque as pessoas não querem trabalhar.!!!!!!!!!!
Não regulam bem da cabeça ou picam-se, ó quê.?
Mas haverá algum palhaço que não veja que aquilo que se tem passado é apenas a ponta do iceberg e que toda a gente está farta desta escumalha que nos governa e dos que com eles estão de acordo.!!??