sexta-feira, 2 de setembro de 2011

E na Irlanda?


Na Irlanda as coisas até pareciam a estar a correr menos mal. Mas agora, diz a Reuters, espera-se que a economia da Irlanda abrande de novo no segundo trimestre, depois de um salto no início do ano, em consequência da moderação das exportações resultante de uma economia global em desaceleração.

Os juros da dívida Irlandesa a dois anos que tinham descido espectacularmente de 23% para 7% subiram hoje 2%.

O que vai acontecer amanhã e depois não sei. Mas como o milagre na Irlanda (e também em Portugal) depende inteiramente da procura externa, vai ser preciso rezar muito. Ou acabar com esta estúpida coordenação europeia da austeridade.

3 comentários:

Anónimo disse...

De tão patética que é esta situação (2º incumprimento em 18 meses de terapia ridícula) a gente até se devia rebolar no chão a rir. Só que eles, os neo-liberais, já provarem em 30 e tal anos que não vão desistir até destruirem completamente a Grécia e por extensão os outros países.

rui disse...

dr castro caldas nesta europa dominada pela direita, como é possivel um rompimento da austeridade? tenho algum receio d reestruturacao da divida pois isso ia ter implicacoes a nivel interno, tal, como sair do euro

José M. Castro Caldas disse...

Caro Rui,

É claro que politicamente é difícil de conseguir, mas nem por isso deve deixar de ser dito e tentado de todas as formas legítimas.

A dívida que não pode ser financiada nos mercados agora, nem paga, ainda menos o poderá ser em 2013. Faz algum sentido fazer o que é fácil - obedecer às ordens e esperar milagres – sabendo que vamos estar em 2013 muito pior do que agora?