quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Nem todos perdem com o euro

(via João Carlos Graça)

O gráfico acima é ilustrativo dos ganhos que a indústria alemã obteve nestes dez anos de euro. Com a moeda a valorizar, a indústria alemã beneficiou dos inputs baratos importados fora da zona euro e da impossibilidade de desvalorização monetária dos seus principais mercados de destino.

Mais complicada é a análise sobre a recente emissão de dívida alemã a taxas de juro negativas. É certo que este país tem beneficiado da fuga de capitais para o centro através da poupança nos encargos da dívida pública que juros mais baixos possibilitam. No entanto, este estranho resultado, em que o credor paga juro ao devedor, indica dois medos: a recessão em curso e consequente deflação devido à falta de procura causada pela austeridade; a possibilidade de uma iminente derrocada do euro. É preferível aos agentes financeiros colocar o seu capital junto do estado alemão. Em caso de desmembramento da zona euro, a sua moeda será comparativamente valorizada. A perda presente pode ser assim um ganho futuro. Duvido é que a Alemanha ganhe muito neste cenário.

2 comentários:

Maquiavel disse...

Para sermos honestos intelectualmente, gostaria E MUITO que metesse o mesmo gráfico a começar em 1990... e quiçá em 1980.

Para ver se o que se vê aqui é defeito (do Euro) ou feitio (da economia)...

Maquiavel disse...

Obrigado pela resposta. Já é hábito eu fazer perguntas acerca dos vossos artigos, e vocês, em vez de clarificar, ignoram. Já entendi, para vocês a culpa de tudo é do Euro e fim de discussäo. Tudo bem, dentro em pouco as agências de rating fazem-nos retornar ao Escudo e dez anos depois ver-los-ei a chorar pelo Euro.

Qualquer dia estais no PSD.