domingo, 5 de fevereiro de 2012

Profecias que se auto-realizam

A propósito da vaga de frio polar que percorre o país, uma história que circula na net desde o início da crise e que ajuda a compreender a lógica de funcionamento do mercado de acções:

«Era outono e os índios de uma reserva americana perguntaram ao novo chefe se o inverno iria ser muito rigoroso ou se, pelo contrário, seria mais ameno. Tratando-se de um chefe índio da era moderna, era-lhe difícil interpretar os sinais que permitissem prever o tempo. Mas, para não correr riscos, foi dizendo que sim, que deveriam estar preparados e cortar a lenha suficiente para aguentar um inverno frio.
Como era um líder prático e preocupado, alguns dias depois dirigiu-se a uma cabine telefónica pública, ligou para o serviço meteorológico e perguntou: "O próximo inverno vai ser frio?" - "Sim, parece este inverno vai ser frio...", respondeu o meteorologista de serviço. O chefe voltou para junto do seu povo e mandou que cortassem mais lenha.
Uma semana mais tarde, voltou a ligar para o serviço meteorológico: "Vai ser um inverno muito frio?" - "Sim", responderam novamente do outro lado... «O inverno vai ser mesmo muito frio." Mais uma vez o chefe voltou para o seu povo e mandou apanhar uma quantidade reforçada de lenha, sublinhando que mesmo as mais pequenas cavacas deviam ser aproveitadas.
Duas semanas mais tarde voltou a ligar para o serviço meteorológico: "Vocês têm a certeza que este inverno vai ser mesmo muito frio?" - "Absolutamente!", responderam do outro lado da linha, "Vai ser um dos Invernos mais frios de sempre." "Como podem ter tanto a certeza disso?...", perguntou o chefe. O meteorologista respondeu: "Porque os índios estão a arrecadar lenha que nem uns doidos."»

2 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

Caro Nuno,
Fiz link e agradeço :)
Um abraço.

fec disse...

Magnífica de facto.