segunda-feira, 21 de maio de 2012

Economia política

Hoje, não admitimos mais a possibilidade de construir um País forte e rico dissociado de melhorias nas condições de vida de nossa população, nem tão pouco acreditamos mais na delegação da condução de nosso crescimento exclusivamente às forças de autorregulação do mercado, crença, aliás, que Maria da Conceição Tavares sempre corretamente criticou. Vivemos uma grande transformação, uma benigna subordinação da lógica econômica à agenda dos valores indissociáveis da democracia e da inclusão social.

Dilma Rousseff na entrega do mais importante prémio científico brasileiro à economista de origem portuguesa Maria da Conceição Tavares. Um prémio para uma carreira na linha da melhor economia política do desenvolvimento, o estruturalismo; um prémio para alguém profundamente engajado com a causa do desenvolvimento inclusivo. Uma oportunidade para lembrar essa mensagem de três minutos que todos os jovens e menos jovens economistas devem ouvir.

 

2 comentários:

Cláudio Teixeira disse...

Obrigado e parabens, João Rodrigues, por divulgar estas tão sábias palavras. Oxalá muitos jovens economistas vissem e ouvissem no ISCTE(onde ensinei,já lá vão tantos anos!), no ISEG, na Nova, na Católica, em Coimbra, no Porto, etc. Que sobretudo as discutissem. Pois como se pode aprender sem discutir, mais a mais economia que é política?!
Cláudio Teixeira

João B disse...

Concordo que a mensagem é linda e deve ser divulgada. Esse ódio à modelização é que já nao tem tanto sentido.