segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Testes de stress - II

Embora seja muito claro o chumbo do BCP no teste do BCE, a manipulação mediática tem sido muito eficaz a esconder o falhanço do banco. Hoje, vemos notícias sobre: como o banco consegue captar depósitos (falência do BES?); como já se tinha recapitalizado este ano (para devolver o empréstimo ao Estado, sendo portanto o efeito no capital nulo, como aliás o BCE mostra no seu relatório); como vendeu a "sua exposição ao défice tarifário da EDP" (algo de que ninguém ouviu falar antes); ou, finalmente, como o cenário adverso do teste de stress tem uma probabilidade muito baixa de acontecer (dar probabilidades a acontecimentos financeiros é actividade que não tem sido muito bem sucedida...).
Vale tudo, portanto, entre desvalorizar, confundir e olhar para o lado. O curioso desta situação é não existir, aparentemente, nenhum jornal que se lembre do triste papel a que se prestou a imprensa, aqui há uns meses, aquando da iminente falência do BES.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dois muito bons posts concisos e claros.

Mas mais uma vez se questiona o que é questionado pelo autor do post,
Que raio de "imprensa" é esta e em que raio de ditadura mediática estamos nós?
De portas a maduro,passando pela albuquerque e passos a orquestrar os josés gomes ferreira e os mendes e os camilos e os capangas que assumem as chefias nos media fidelizados

De

Anónimo disse...

E o BPI e o Montepio?

Ai estes testes ainda vão dar muito que falar.