sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Golpe de Estado nas pensões?



Os últimos dias foram marcados por um acalorado debate nos media sobre a proposta da coligação Portugal à Frente (PaF) quanto a um “plafonamento” das pensões: “a partir desse limite [deve] garantir a liberdade de escolha entre o sistema público e sistemas mutualistas e privados.” “Esta reforma deveria ser objecto de um consenso alargado” (p. 37).

Como seria de esperar em vésperas de campanha eleitoral, a posição do PS sobre esta reforma foi muito crítica.

Tivemos direito a ouvir a acusação de que a PaF defende a privatização das pensões, retirando receitas ao sistema para estimular o mercado dos fundos privados. Diga-se desde já que a reforma de 2007, de que o PS tanto se orgulha, foi muito elogiada pelas instituições internacionais porque, além de introduzir uma fórmula de cálculo que reduz substancialmente o nível de vida da população idosa, introduziu a capitalização pública e promoveu a privada.

Por conseguinte, é preciso lembrar que foi num governo do PS que o contrato social de solidariedade entre gerações – quem trabalha desconta para quem não pode trabalhar – recebeu a primeira marca de forte abertura à privatização. Hoje sabemos que essa tão louvada reforma não conferiu maior sustentabilidade ao sistema de pensões. Desde então, o PS absorveu a propaganda do envelhecimento demográfico para justificar a reforma, até porque o seu europeísmo o obrigava a ignorar a verdadeira ameaça ao sistema, o crescimento anémico da economia com desemprego crescente, fruto da nossa participação na zona euro.

Pois bem, no seu programa eleitoral, o PS dá continuidade à propaganda do “envelhecimento demográfico” (p. 50-51) com uma extensa lista de medidas que, sendo eventualmente necessárias, são manifestamente insuficientes e desviam a atenção da causa em que é necessário mexer em profundidade, a impossibilidade de uma política económica geradora de emprego. Na campanha eleitoral que se aproxima, desviar a atenção do essencial é uma manobra crucial para o PS porque, se falhar nessa manobra tática, deixará à vista o quanto de estrutural têm de comum os programas dos partidos europeístas.

Porque será que a mais danosa proposta da PaF sobre o sistema de pensões, “A criação de uma “Caderneta de Aforro para a Reforma”, que reflita todos os movimentos registados na Conta Individual do beneficiário”, na mesma p. 37 em que se refere o “plafonamento”, foi até agora silenciada? Até hoje, nenhum porta-voz do PS se indignou contra esta proposta de reforma estrutural do sistema de pensões que, de facto, representa o fim do modelo de solidariedade entre gerações que sustenta a democracia portuguesa. Repare-se, a coligação PaF propõe o desmantelamento do sistema público de repartição solidária, e a sua substituição por um sistema individualista (cada um com a sua Conta Individual).

E o PS não tem nada a dizer? Muito estranho este silêncio ensurdecedor, a contrastar com a indignação, alto e bom som, contra o “plafonamento”. Repare-se que este é apenas um detalhe no conjunto de uma “reforma estrutural” de matriz neoliberal: a introdução de um sistema de “contas individuais” já adoptado em alguns países sob pressão das instituições internacionais, um sistema que privatiza o risco de perda de rendimento na velhice (ver o livro de Mitchell Orenstein, “Privatizing Pensions”). Neste esquema, os ajustamentos são sempre feitos do lado das pensões.

Após as eleições de Outubro, num contexto de maioria relativa e fortíssima pressão da UE para um acordo à direita, este é certamente um dos assuntos em que será exigido consenso. O programa da PaF já refere a necessidade do consenso. O actual silêncio do PS é sintoma de abertura. Sem discussão pública, em estado de necessidade, se nada fizermos o que nos espera é um golpe de Estado nas pensões.

(O meu artigo no jornal i)

31 comentários:

Jose disse...

«modelo de solidariedade entre gerações...»
É preciso ter lata!
Ao fim de 40 anos o que se sabe é que as gerações activas politicamente após Abril cavaram um sistema que lhes assegura a 'solidariedade' das gerações futuras em relação às quais têm consistentemente demonstrado solidariedade NENHUMA.
«... que sustenta a democracia portuguesa»
Pois é evidente que para tais gerações democracia é o que lhes sustenta o egoísmo, sem qualquer consideração pelas gerações que lhes sucedam.
Democrático mesmo, é a mama mais desabrida e sem recuo.

Anónimo disse...

E eu, que me tenho na conta de um critico impenitente, pasmo ! Não é que a esquerda continua a fazer do PS o seu alvo predilecto ?! Diga-me, JBateira: em concreto, que ganhos considera que podem resultar para a governação à esquerda, desta abordagem? É que, dando de barato a pertinência do que observa, não considera que estariamos perante um ponto pertinente para negociação no âmbito de um acordo de governo de esquerda, muito mais do que de combate eleitoral ? É que, perante argumentarios como o seu, os indecisos do centro não têm dúvidas: se entre PS e PSD não há diferenças, pois então que se fique como está !

Saudações

MRocha

Aleixo disse...

E defender um REFERENDO (!!!)

sobre a "coisa" do

individual/colectivo

e

plafonamento/não plafonamento ?

Não...o povo sabe alguma coisa disso!

Os "representantes" luminárias

- instalados nos blindados aparelhos do poder -

é que sabem o que interessa ao povo.

Tá bem...!

Anónimo disse...

Repare-se ( antes de falar no essencial) na comovente saudade de "jose" pelo modelo de pensões no tempo do fascismo e pelo el dorado destas sob as patas de salazar e caetano

Um modelo de "solidariedade" habitualmete praticado era o porrete sobre quem ousava dizer não ou quem tivesse a veleidade de lutar contra tal estado de coisas

Outra forma suprema de expressar a "solidariedade" era dar uma arma para a mão de putos de 20 anos para exercitarem tal condição no negro das colónias do império.Por aí também havia alguns colonialistas que mantinham a sua mama mais desabrida e sem recuo ( para usar o mesmo linguarejar repelente em uso por alguns)

De

Maltez da Costa disse...

Tornar-se-iam engraçadas as piadas que alguns pseudo revolucionários que se dizem de esquerda, como este JBateira, se estas piadas de mau gosto, pela sua Incoerência, não levassem como tem acontecido até aqui de degrau em degrau à tpmada do poder pela direita e extrema direita! Esse é o trabalho de sucapa que estes ditos revolucionários de meia tijela, com horizontes limitados pelas suas incapacidades, não passam de intelectuais frustados e servidores do amo.

Anónimo disse...

Sr. MRocha:

dê cumprimentos ao Sócas,ao Vara dos robalinhos,ao antónio vitorino, tão piquinino, tão macaense...ao membro do CA do BES que entrava mudo saia calado das reuniões e levou uma mala com dinheiro para o PS DE NUNO GODINHO DE MATOS!!!!.E a toda a malta de 'esquerda' como o desavergonhado da UGT....(atentos, venerandos e obrigados, senhor doutor ricardo espirito santo).
O verdadeiro lugar do PS é com o PASOK!!!!

Ora veja aqui e,deguste

http://apodrecetuga.blogspot.pt/2015/03/eu-tambem-quero-ser-verbo-de-encher-o.html#.VcStUE-YbOE

P.S.:Como vê o PS(D) é somente a outra face da mesma moeda PS/PSD.tENHA UM MINIMO DE DECÊNCIA E não chame ao PS de esquerda.Vocês fazem parte do Arco da Corrupção e, vá dar banhoao cão, com essa pretensa posição de 'responsabilidade','rigor' e 'competência' .Vocês devem ser reduzidos àinsignificância numérica da 'elite' das Oligarquias.

Anónimo disse...

tadito do Jose
ele nem lê os artigos
olha para o tema e venha de lá a K7
argumentos está quieto
falar sobre aquilo que torna sustentável o modelo...zero

Sit, Jose, Sit
Good sabujo!

Anónimo disse...

O Jose, perante argumentos expostos ora por quem escreve os artigos ora por quem comenta nunca responde com argumentos, porque não os tem!!

manda a propaganda, lança uns insultos e depois pira-se ou aparece para se vitimizar

típico do sabujo cobarde que é
nos intervalos vai lambendo o cu embalsamado salazarento

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

José, está hoje de piquete? Ora dê-nos lá alguns números que sustentem essa sua história da solidariedade nenhuma (e com maiúsculas, para ver se pega melhor!) das gerações actuais para com as futuras. Ou será que é treta sua, como de costume, ou cassette, como também já aqui se disse?

Anónimo disse...

A social-democracia sempre assim foi—“Farinha do mesmo saco”— capitalista. Temo-lo de admitir!
Há mais ou menos 100 anos foi erigida pelos republicanos a CAIXA DE PREVIDENCIA, hoje Segurança Social. Hoje os que se dizem seus legítimos herdeiros diminuem-na e ate´ a privatizam.
Só num governo tirânico, melhor dizendo, só dos do Arco da Governação – PS PSD e CDS poderia sair tamanha aberração.
Por isso não se espantem que o PS seja atingido pela negativa – o povo eleitor sabe distinguir políticas de direita.
Tem e´ dificuldade em mudar o seu voto por questões culturais e sociológicas. Mas um belo dia…
E´ chato tragar gato por lebre… e e´ o que andamos a fazer há tempo demasiado.
Não tenho nenhum partido político como inimigo porque todos deveem do povo…mas ideologicamente considero quase todos como adversários! Faço parte do proletariado português - classe que deve assumir a supremacia politica quanto antes! De Adelino Silva

Jose disse...

Vai-se a ver, para os esquerdalhos a dívida é da responsabilidade dos vindouros!
As pensões necessáriamente 'ratadas' dos que se seguem, é rersponsabilidade sua, e do mesmo modo é de sua responsabilidade pagarem as pensões majoradas 'dos melhores dos últimos' e demais mamas que permitiam entre outros mimos pagar umas côdeas para garantir incremento de pensões por muitos e felizes anos.
Querem números e contas para chegarem ao fim e acenarem com o ´princípio da confiança' que para os vindouros se traduz em 'não sei de que te queixas, estava bem de ver que ias ser f....'.

Anónimo disse...

O José e as baboseiras do costume.
Não vale a pena ligar ao que diz o fulaninho pois ele, tal e qual os seus reacionários guias espirituais, é um convencidozeco.
Seja como for é evidente a razão do artigo (muito bom artigo) de Jorge Bateira. Só quem não quer ver ( por cegueira ideológica como é o caso do convencidozeco) é que não vê o que está á sua frente. É o que fazem todos estes direitistas reacionários. O que é bom para eles não é bom para os outros. Tal e qual o Durão Barroso (que ao fim de 10 anos saiu da UE com uma choruda pensão mas que aos países ocupados pela troika recomendava cortes e mais cortes nas pensões). "Faz o que eu digo não faças o que eu faço.". É o lema desta gentalha. A vergonha, pelos vistos, não faz parte do dicionário destes direitistas reacionários.
Os Portugueses, apesar destes direitistas reacionários saberão certamente como lidar com eles.

Anónimo disse...

Para além da letra inical f...que traduz um princípio educativo vindo provavelmente de há um ror de anos ( talvez seja isso, a idade traz incontinências várias) continuamos a aguardar os números solicitados pelo José Luiz Ferreira ( de que saúda a re-vinda).

Vamos esperar mais um pouco para ver se é mesmo treta ou cassette...Porque de saudades e de pieguices em torno do estado novo já temos missa cantada.

De

Anónimo disse...

O PS faz a merda e depois caem aqui os MRochas e outros a culpar quem não fez a merda pela merda que o partido onde votam sistematicamente faz.

PQP.

Abraham Chevrollet disse...

Expliquem-me bem,porque sou burro,o único do país! Eu ponho 500€ num Banco qualquer,ainda que rafeirote.Ao fim de um ano creditam-me juros. Ou os levanto ou acumulam o depósito inicial,vencendo juros de juros,(fórmula dos juros compostos). Na SS deposito 500€,não vencem juros para mim,só para a SS,aí também se aplicando a fórmula dos juros compostos,durante 35 ou 45 anos.Imaginem que depositamos quantia igual aos descontos,nas mesmas datas, no Banco rafeiro. As pensões que a SS me paga depois da reforma,são uma ínfima parte dos juros acumulados!Retiro quantia igual do Banco. Cumprindo o meu destino de vivo,morro fatalmente!O Banco rafeiro dá aos meus herdeiros o dinheiro acumulado restante.
A SS dá-lhes zero! ZERO! Como pode a SS falir? Dá-lhes o subsídio de enterro,coitadinha da SS !!!

Anónimo disse...

pois e' chevrolet, isso e menos ou nada e' o que ganham milhoes de portugueses. E' exactamente porque existem desigualdades tao gritantes que se torna imperioso manter e melhorar a segurança social com total controlo publico.

Para o MRocha e o patacoeiro do Maltez acrescentaria que sobre este assunto vital e nos tempos que se vivem, Jorge Bateira tem dissecado (e desmontado as propostas do arco) em diversos posts e de forma coerente aquilo que de facto interessa para a maioria dos portugueses: a defesa do princi'pio base da Seg social que e' o contrato solida'rio inter geracional. E sobre isto nao ha' volta a dar. As piruetas do PS a bater com as maos no peito sobre o plafonamento (palavra manhosa) mas em total silencio agora e desde de sempre que se ouviu o PSD dizer que precisava de um consenso com o PS, mais a desculpa do consumo interno para ir mexer nas contribuiçoes da TSU, numa perspectiva semiolo'gica esta' aqui tudo para conduzir 'a privatizaçao da segurança social.

Anónimo disse...

MRocha é estúpido, acha que os eleitores de esquerda têm é de de apelar ao CDS para ter ideias de esquerda sobre a Segurança Social.

Anónimo disse...

então Jose
estamos todos à espera de argumentos factuais
já sabemos que sabes escrever "esquerdalhos", "tretas", alguns palavrões dos mais básicos e muito perdigoto
Nos artigos vêm sempre números a sustentar o dito
Prova lá o que vales

A SS tem dado lucro, Jose, lucro
mesmo com as diabruras do traidor Vitor Gaspar, devidamente recompensadas com um cargo claro está
tal como a ADSE
os teus amigos até vão lá sacar guito para tapar buracos
na Educação está-se a pagar mais a colégios privados do que às escolas públicas mesmo quando estas têm capacidade para receber os alunos que estão nesses colégios, tudo cortesia do Nuno Crato que já deve ter a vida feita a esta hora

mas isto tu não consegues rebater pois é FACTUAL
no entanto insistes na tua campanha de cão sarnento e raivoso
Vá Jose mostra o que vales
embora eu saiba que não passas dum piolhoso cobarde
e então ? estamos todos à espera
mas vais fugir mais uma vez e instalar o teu megafone no próximo artigo

Anónimo disse...

o Jose é o aborto bastardo do bruno maçães
muito perdigoto a ver se embaciam o vidro da realidade
depois o Pacheco Pereira, mais este mais aquele, mais o FMI...ups!! são esquerdalhos radicais
um dia destes só vão haver duas espécies de seres
eles e os esquerdalhos radicais

Jose disse...

Com tanto funcionário público a polir secretárias as esquerdalhada sugere que me ponha a fazer contas!
Basta-me ler os jornais:
Enquanto a abrilada recebe e receberá pensões majoradas, os descontos dos que se seguem vão recebê-las minoradas e não só, anuncia-se que para manter a abrilada em conforto vai ser preciso ir aos impostos.
Os treteiros sabem disso mas fazem outras contas: se alguém tem algum a sobrar ...é deles; que trabalharam muito de letra, fizeram muitas passeatas de luta, são a bem dizer os pais-da-pátria e só não são a luz do mundo porque a comunicação não espalha a sua mensagem redentora.
Palhaços!

Anónimo disse...

Que chatice..!
Esta gente ate´ parece não querer chegar a velhinhos…
Em tempos, já la vão uns 60 anos, pensava que se recebesse o justo valor do meu trabalho, não precisaria, em velho, de sofrer as agrurias desta vida. Mas ate´ hoje isso não foi feito. E sei porque´ não e´ feito!
Comecei a descontar para a providência social em Abril de 1953, e, já nesse tempo os patrões, agora “empregadores”, (podia dizer “exploradores”) tentavam fugir ao fisco. Também me apercebi que dos fundos dessa Previdência Social eram sacadas fartas verbas para investimentos industriais e outros “investimentos” privados… Fundos que geraram mais-valias calculáveis e incalculaveis. Fiquei a perceber o autofinanciamento do Estado (Publico) e também do privado.
Os sem vergonha do Arco da Governança não veem outra coisa senão as pensões e reformas de quem já produziu muito e ainda facultou benefícios económicos e financeiros a outros. Eles mentem e tripudiam!
Vejam a falsidade recente com os tais “cartazes”. Ao que chegamos senhores..!? De Adelino Silva

JOSÉ LUIZ FERREIRA disse...

Deixe lá isso, José, que a sua conversa cheira mal. "Esquerdalhada", para si, é qualquer pessoa limpa e decente; se não quer fazer contas, não as faça, mas não chateie quem as faz e tem mais que fazer que aturar-lhe sabe-se lá que rancores longamente apodrecidos.

Anónimo disse...

O caserna Jose sempre com saudades da caserna do Estado podre enquanto lê pasquins e panfletos a que chama jornais. Contas certas são as do espírito santo e da canalhada do saque de tudo o que mexe, mais o desgoverno, não é jose patranhas?

Anónimo disse...

Este jose é afimal um tretas, que não tem nem coragem de fundamentar o que expele nem conhecimentos para argumentar com quem quer que seja

Debita e bica.Um jose tretas afinal. Não merece requiescat in pace.

De

Anónimo disse...

Indo ao cerne da questão: mais uma vez um muito bom artigo de Jorge Bateira que desmonta as manobras dos abutres que rondam o sistema de pensões.

Com uma grande lucidez e com dados, algo que deixa completamente mortificados quem vive dos axiomas e das leituras de pasquins.

Na sequência de outros seus bons posts como por exemplo:

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2015/05/o-que-prepara-o-ps-nas-pensoes.html

http://ladroesdebicicletas.blogspot.pt/2015/06/a-falacia-do-envelhecimento-demografico.html

De

Anónimo disse...

Já percebemos onde está a imensa sabedoria do Jose
nos jornais
e di-lo todo impante
fica provado que o sabujo é ignorante e como todos os ignorantes está cheio de certezas e de intolerâncias

Anónimo disse...

...um último recado para ti sabujo cobarde
palhaça é a p...da tua mãe

Jose disse...

zzzzzzzzz...o enxame, agora arvorado em bando de contabilistas, reclama-se especialista em contas públicas.
Um secretário de estado da administração pública disse na AR que a capitalização dos descontos corresponderia a menos de 50% das pensões em pagamento; deverá constar no pasquim da AR.

ZZZZZZZ.... ruído ensurdecedor!

Anónimo disse...

E‘ tão bom circular pelas autoestradas da Europa Comunitária como e´ utilizar a mesma moeda na eurozona sem ter necessidade de vistos, passaportes e actos cambiais.
Alguns incómodos foram superados para melhor, certo. Mas não havia necessidade de ir mais ao bolso dos cidadãos…
Para que´ engordar mais aqueles que que já são gordos?
Ate´ por uma medida fitossanitária de higiene física e mental os do centro e norte da Europa deviam abster-se de tais praticas…Gordurosas!
Estive recentemente em vários países da EUROLANDIA, em capitais e periferias, fiquei estarrecido tal como Martinho Lutero ficou no Vaticano em Roma.
Só não tenho possibilidades de refazer um Sisma Politico!
Aqui na minha região sinto um mal-estar por ver os campos improdutivos, de secos a queimados a` espera do betão e do cimento armado – por outro lado as vinhas, olivais e pomares desapareceram para dar lugar a transgénicos . isto tem a ver com a ganancia dos senhores terratenentes, com governos que se poem de cócoras perante os banqueiros e outros capitalistas. “vou pra ilha… (como dizia o Feio). De Adelino Silva

Anónimo disse...

Vamos a ver se nos entendemos e se damos o nome aos bois

Um que tem como privilegiada a informação que lê nos jornais (e que "jornais"), que não sabe fazer contas e que se refere de forma acintosa a quem lhas faz por ele (quem trabalha é quem de facto é necessário ) resolve "esquecer" as javardices ditas e invocar a AR como justificação das suas "boas " leituras.

É angustiante ver o nível disto tudo.Porque quem invoca é um secretário de estado da governança, um "coitado" que é simplesmente um dos elementos do gang. Que não desodoriza nenhum documento nem oculta nenhum pasquim . Nem serve de álibi para nada, quanto mais para a ignorância pretensa de quem agora pretende tentar emendar a mão.Pieguices ou simplesmente outra coisa qualquer?


Quem é afinal helder rosalino?
Ele foi o rosto visível do aumento das cinco horas semanais na F.Pública. Ele esteve ligado a dois dos chumbos do TC: o da lei da requalificação e o da convergência das pensões.O Secretário de Estado da Administração Pública de passos saiu do governo em Dez de 2013, após o falhanço das suas medidas inconstitucionais sobre o corte de 10% das pensões do estado acima dos 600 euros.

Como se vê um indíviduo profundamente comprometido com a governança a austeridade e o roubo das pensões. Um tipo ideal para servir de "conta" e que cumpre todos os requisitos dum representante do poder que nos governa e se governa

Menos de um ano depois este tipo (pelos bons serviços prestados) era nomeado para a administração do Banco de Portugal

Sobre a segurança social muito se pode dizer. Não colhe a asneira debitada pelo rosalino sonhando com a capitalizaçao total desta, logo replicada por um tretas que dela se socorre porque "saiu nos jornais"

De

Anónimo disse...

O ruído ensurdecedor é assim a estratégia adoptada por aquele coitado que não queria ouvir nada mais do que os discursos do herr kommandantur ( obviamente saídos nos jornais do sr herr)

Cito:
"A Segurança Social esteve sempre no centro de um forte ataque por parte de certas forças e sectores políticos e sociais que sempre actuaram visando a sua descredibilização e que nunca desistiram de substituir o modelo de repartição em que assenta o regime previdencial por um modelo de capitalização (total ou parcial) ( o rosalino mais a sua capitalização); promover a transferência das contribuições dos trabalhadores para fundos privados e levar mais longe a desresponsabilização do grande capital pelo financiamento da segurança social. Um ataque que, no plano ideológico, tem sido sistemático em torno do perigo da sua descapitalização, da estigmatização daqueles que recebem o Rendimento Social de Inserção, ou da exaltação da liberdade de escolha das novas gerações quando, objectivamente, do que se trata é de abandoná-las à sua sorte."

É consultar neste mesmo blog o muito já dito sobre o assunto. (Incluindo o que o dito porta-voz do rosalino e leitor ávido das palavras do dito, disse aqui em Maio deste ano :"As leis têm que proteger o capital".
Adivinhe-se agora o motivo da "gula" por este naco de "negócios")

De